quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Enriquecimento.

"Porque os que querem enriquecer-se caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências néscias e danosas, que submergem os homens em perdição e ruína; pois a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro; o qual, cobiçando, alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6: 9,10.


Na época em que O Senhor Jesus andava por Jerusalém, Ele curava, libertava e exortava sem nada pedir em troca. Pelo contrário, como O Senhor Jesus fez com o homem rico, pedindo para ele se desfazer de tudo, entregar aos pobres e seguí-Lo: "Ainda te falta uma coisa: vende tudo que tens, distribui entre os pobres e terás um tesouro no céu. Vem e segue-me. Então ele, ouvindo isto, ficou muito triste, porque era riquíssimo." Lucas 18:22,23

Ao pedir para dar aos pobres, era para o homem rico se desprender das suas riquezas, não ter o coração em suas riquezas. Isso não queria dizer que ele não teria nada, mas, teria o suficiente para se manter. Não passaria fome, mas, não teria tanto ao ponto de se desviar do caminho do Senhor Jesus.

Muitos querem enriquecer através de jogos de azar. Alguns conseguem, mas, acabam tendo problemas como o que ganhou a mega sena e acabou morto, sem poder desfrutar do dinheiro e muitos são assim, agarrados a bens materiais de tal maneira que não pensam no futuro, se tornam gananciosos, há brigas em família por causa de dinheiro, como um policial civil que matou a própria irmã por causa de herança. E tantos outros casos.

Não são todas as Igrejas, mas, algumas extrapolam no sentido de pedir dízimos e ofertas. Tem Igrejas em que os pastores trabalham de dia e pregam a noite. Neste caso, os dízimos e ofertas vão para reformas da própria Igreja, cestas básicas para os membros que, devido a crise no momento, estão desempregados ou até mesmo tem pastores que juntam os dízimos e ofertas para comprar terrenos e construir casas para membros que não tem onde morar ou moram de aluguel! Mas, essa é a finalidade dos dízimos e ofertas que Deus mostra em Sua Palavra desfrutar das bênçãos! E isso inclui o dízimo: " ...mas buscareis o lugar que O Senhor vosso Deus escolha dentre todas as vossas tribos, para colocar ali seu nome para Sua Habitação, e para lá ireis. E ali levareis vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos e a oferta elevada de vossas mãos, vossos votos, vossas ofertas voluntárias, e as primícias de vossas vacas e de vossas ovelhas, e comerás lá diante do Senhor, vosso Deus, e vos alegrareis, vós e vossas famílias, em toda obra de vossas mãos na qual o Senhor vosso Deus, vos tiver abençoado." Deuteronômio 12:5,6,7.

E tem Igrejas que distorcem o verdadeiro sentido do dízimo. Alguns que leem versículos isolados que interpretam do seu modo. Dízimos e ofertas não eram pagos em dinheiro e sim em forma de gado, especiarias, enfim, se colocarmos nos dias de hoje, vemos sim, muita deturpação em relação a Palavra de Deus, até porque, o opressor oprime o pobre e necessitado, lançando "maldição" que não tem na Palavra. Maldição é para aqueles que oprimem o pobre e necessitado, maldição cai sobre aqueles que de alguma forma usa de chantagem e barganha para se manter através de sacrifícios daqueles que, por algum motivo, estão na classe dos pobres e necessitados.

Muitos falsos profetas se aproveitam de países mais pobres para confundir aqueles que estão desesperados, precisando de ajuda. Pesquisem, reparem que em países mais ricos, geralmente os da Europa, não acontece essa opressão. E todo aquele que enriquece de maneira ilícita, acaba preso. O ilícito pode ser corrupção ou até mesmo oprimir o necessitado, mas, não vai muito longe.

Amor ao dinheiro é sim maldição, e quem faz isso com certeza, não está no Reino de Deus. Até porque, O Reino de Deus não se compra com dinheiro, Deus dá de graça a todo aquele que se entrega de verdade Ao Senhor Jesus. Pense nisso.

Fique firme com Deus.

Nenhum comentário: