quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Melhor Pessoa Para Desafiá-lo A Crescer.


 
Muitos casais não percebem que eles têm um no outro uma espécie de treinador. O seu marido ou esposa é a melhor pessoa para lhe dar uma avaliação de seus pontos fortes e fracos, e para lhe ajudar a melhorar como pessoa. Isso porque o seu cônjuge é a pessoa mais próxima a você, que lhe conhece melhor do que ninguém. 

Seu marido ou esposa é uma espécie de espelho, onde você pode ver um reflexo de si mesmo. Você quer avaliar seu progresso, se está indo bem ou mal? Uma rápida olhada para o seu companheiro e a vida que ele(a) tem ao seu lado, lhe mostrará isso com tanta sinceridade que pode até lhe machucar.

Seu chefe, colegas, amigos, e até parentes não te conhecem assim tão bem. E por mais que eles conheçam, provavelmente não lhe dirão o que pensam de você com toda a honestidade, por medo de magoá-lo. Ou simplesmente porque na verdade eles não estão nem aí para você.

Mas sua esposa ou marido tem interesse que você melhore. Se você melhora, ele(a) melhora. Então, ao invés de ver seu companheiro como uma chateação ou ficar evitando aquela conversa difícil, você deve receber a avaliação que ele(a) lhe dá a seu respeito com braços abertos. Na verdade, você deve até convidar essa avaliação. Estabeleça um sistema de avaliação e mútua-ajuda em seu casamento, onde vocês concordarão ser um treinador um do outro. Algumas regras são necessárias para isso funcionar melhor. Aqui vão algumas, para começar:
  1. Só darei minha avaliação se você me pedir ou com a sua permissão (assim seu companheiro saberá o que está vindo e estará pronto para ouvir) 
  2. Meu parecer será com o único propósito de ajudar você a melhorar, não para desabafar minhas frustrações 
  3. Eu nunca atacarei a sua pessoa ou caráter 
  4. Eu não vou pressioná-lo(a) a mudar, mas confiarei que você julgará por si mesmo(a) o valor de minha avaliação e decidir o que fazer com ela
  5. Seja como for e o que acontecer, continuarei te amando! 
O grande contra no dar a alguém uma avaliação pessoal é que normalmente isso aciona na pessoa uma reação defensiva. As regras acima devem ajudar a minimizar isso.

Você tem um treinador ao seu lado, e de graça. Você está tirando proveito disso?

Nenhum comentário: