domingo, 26 de setembro de 2010

Isaque e Ismael.

Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência. Gênesis 21:13.

   Hagar, a serva de Sarai, mulher de Abrão teve um filho chamado Ismael. Hagar deitou-se com Abrão porque Sara queria dar um filho para Abraão e não acreditou quando Deus disse para Abraão que ele teria a sua descendência. Abrão creu, mas, Sarai não. Tanto que fez com que Hagar deitasse com Abrão:
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Hagar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Hagar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; fazê-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face. Gênesis 16:1,2,3,4,5,6.

   O menosprezo de Hagar com Sarai só aconteceu porque Sarai não soube esperar. Ela viu o seu erro bem na sua frente e recorreu a Abrão para ajudá-la. Ele não podia fazer nada porque o erro foi de Sarai. Então, ela fez com que Hagar saísse e andasse pelo deserto. Sarai, antes de ter o nome mudado por Deus, era uma mulher ansiosa e insegura. não havia necessidade de fazer com que a sua serva tivesse filho de Abrão. Pessoas que agem sem pensar e quando ouvem a promessa de Deus, não acreditam, acabam sendo vítimas do seu próprio erro.

   Como Deus prometeu que iria abençoar a descendência de Abrão, Ismael também foi abençoado. O que Deus promete, Ele cumpre, e o que Ele dá é para sempre. Deus não é homem para mentir. Deus é Deus e as promessas que Ele tem para cada um de nós, ela se cumpre. As bençãos preparadas para cada um de nós, Ele nos dá e ninguém tira, a benção é sua, a unção é sua, é para sempre. Cabe a nós termos o discernimento e a sabedoria de não deixarmos ninguém tentar tomar tudo aquilo que Deus nos deu.

   A descendência de Ismael são os povos árabes. Eles são ricos, são donos do 'ouro preto'(petróleo é chamado assim por causa do seu valor e quem tem terras onde existe petróleo no Oriente Médio, torna-se rico). Eles tem quase tudo. Como assim? É. Deus abençoou a descendência de Ismael, mas, a salvação foi prometida aos descendentes de Isaque, que são os cristãos.

    Deus promete a vida eterna. E essa vida é para todos os que aceitarem o Senhor Jesus como Seu Senhor e Salvador, andar nos Seus caminhos, viver de acordo com a Palavra de Deus, que é o Pai do Senhor Jesus. Deus deu o Seu Filho pela remissão de nossos pecados. Somos lavados no sangue do Senhor Jesus, perdoados dos nossos erros por causa do Senhor Jesus. E os que tem descendência de Ismael, muçulmanos, ainda esperam a volta do Messias. Por terem a descendência de Ismael e por Hagar passar a habitar no Oriente Médio, e por terem se separado, árabes e judeus, descendência de mesmo pai e mães diferentes, criaram as suas culturas e costumes. 

   É, talvez se tivessem vivido juntos, Isaque e Ismael, hoje seria diferente. Mas Deus sabe o que faz. Por isso, muitos são chamados e poucos escolhidos.Quando Deus promete, Ele cumpre. 

   É interessante porque os árabes realmente são ricos, vivem num lugar seco, e mesmo assim, a alma deles não tem paz. E ainda há uma certa resistência deles com a Palavra de Deus. Muitos cristãos que se encontram lá para ganhar almas para o Senhor Jesus, não são bem recebidos, uns morrem por lá mesmo e outros são deportados, como aconteceu com um rapaz de 39 anos que teve que voltar para o Brasil. Ele estava no Egito. Era guia turístico para os cristãos que fazem turismo por lá. 

   

    Fique firme com Deus.
  

Nenhum comentário: