quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sabedoria Para Construir O Lar - I.

"Com sabedoria se constrói a casa e com discernimento se consolida.Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; e quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória"(Pv.24:3-6)

Sabemos que não existem fórmulas para resolvermos problemas tão complexos como os de ordem familiar e relacional.

Mas de qualquer maneira existem algumas coisas que são básicas para se ter um lar refeito.Leia mais clicando abaixo.

Casos onde o casal está separado, mas que no fundo estão querendo reatar as relações e não estão conseguindo, então é sobre esses casos que vamos tratar aqui.

Vamos falar sobre algumas medidas não milagrosas, mas sim, básicas, e se tomadas com fé irá ajudar em muito a solução do problema.

Geralmente nesses casos, a falta de perdão, a quebra da comunicação, o orgulho, a falta de esperança , ou outras coisas concernentes, são os impedimentos.

Então vamos lá,:

PASSO 1- ARREPENDIMENTO.

A primeira coisa que os envolvidos devem fazer é ajustar a sua vida com Deus, pedir perdão pelos pecados cometidos, incluindo aí, os pecados cometidos contra o cônjuge.

O arrependimento deve ser genuíno e não somente porque está interessado na solução do problema.
Deve-se buscar isso, procurando transformar a tristeza em arrependimento conforme Paulo ensina aos coríntios:

“2Co 7:10- Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento, para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Ficar triste com o fato ocorrido por si só não move o mundo espiritual. A tristeza transformada em arrependimento diante de Deus, essa é que gera algo novo no mundo espiritual.
Com relação ao pedido de perdão, nem sempre é possível o contato pessoalmente, então, escreva uma carta, um email, de um jeito e peça perdão, faça a sua parte, mesmo que seja o outro que errou contigo.

PASSO 2 – BUSCA DE DEUS

Conserte o teu relacionamento com Deus, sabendo que a presença Dele garante a vitória.

Pare de ficar desesperado correndo atrás do cônjuge que foi embora, procurando ouvir notícias vinda de todo lado e geralmente chegam até você distorcidas da verdade. Pare de perder seu tempo vigiando os passos do outro.

Concentre–se em Deus e aproveite o momento para crescer espiritualmente. Corre para Jesus, não para o cônjuge.

Muitas pessoas correm tanto atrás do cônjuge que este acaba por se enfadar e decidir-se de vez pela separação.

Quando você corre para perto de Jesus , veja o que acontece:

Sl 146: 18-19-Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

PASSO 3- EXAMINE-SE A SI MESMO

I Co 11:28a - Examine-se, pois, o homem a si mesmo,...

É um momento muito oportuno para se fazer uma avaliação do ocorrido e, sem complacência consigo mesmo, determinar qual foi a sua participação no evento separação.

Qual a sua parcela de culpa. Lembro que dificilmente o erro está em uma só das partes, geralmente há erros de ambos os lados.

É bem verdade, que às vezes, só fica claro o último erro, aquele que determinou a separação e assim um só que leva a culpa.

Por isso é importante você se examinar, isso vai facilitar o processo de restauração através do perdão, pois quando eu admito a minha culpa, me torno mais justo e misericordioso com o outro.

PASSO 4: - CRESÇA COM O ERRO.
"Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão." ( Sl 19:12-13-NVI )

Alguns casais se separam e voltam várias vezes ao longo de um relacionamento e por fim, se acomodam num relacionamento não muito bom ou se separam.

E por isso se dá dessa forma? É possível que quando reataram o relacionamento não corrigiram posturas e comportamentos que foram determinantes para a separação e quando esses erros voltam a ocorrer, novamente o casal se separa.

Então é de bom alvitre que se aproveite este tempo para um crescimento, um amadurecer no seu caráter.

É preciso ser melhor do que antes para que quando o relacionamento for restabelecido os mesmos erros não aconteçam mais e haja paz.

Interessante que em alguns casos, o casal se separa e se casam com outras pessoas , constituindo assim novos casais, mais que também se separam, porque isso acontece?

Talvez,por causa dos mesmos velhos erros que não foram corrigidos.

Considerando que somos cooperadores com Deus, é preciso aprender como cooperar para que não haja mais separações ou conflitos.

E isso se dá através da leitura de bons textos sobre o assunto, mensagens, sermões, livros interessantes e etc. Incluo aqui a orientações com profissionais que tratam dos relacionamentos humanos, como conselheiros, psicólogos, pastores e psicoterapeutas.

O que nós temos visto são pessoas imaginando que vão se aconselhar com um desses profissionais e algo mágico vai acontecer.

Tais pessoas vão te dar um norte, um caminho a seguir, vão te levar a uma reflexão sobre, mas não são eles os cupidos que farão acontecer.

Pode até acontecer algo sobrenatural se for da parte de Deus, através das orações ele pode mudar o coração de qualquer um, assim como mudou o coração de Ezaú que tinha ódio mortal de seu irmão Jacó, mas quando se encontraram se abraçaram e juntos choraram.

A bíblia diz que o coração do rei está nas mãos de Deus, quanto mais o coração de seu cônjuge.

Deus transformou num só momento, o Rei Saul num novo homem ( I Sm 10:9).

O que você tem que fazer é buscar uma mudança necessária em você mesmo, já que você não pode mandar que o outro mude, então mude-se a si mesmo. Isso é atitude e fé e estas duas andam juntas.
 
Continua...

Nenhum comentário: