domingo, 23 de janeiro de 2011

Joio E O Trigo.

“O Reino dos Céus, disse o Cristo, é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os servos dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos ao dono do campo, disseram-lhe: - Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde, pois, vem o joio? E ele lhes disse: - Homem inimigo é que fez isso. Os servos continuaram: - Queres, então, que o arranquemos? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: - Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar; mas o trigo recolham no meu celeiro"
                                                                                                                                      Mateus 13:24-30.


Em uma de suas parábolas, o Sr. Jesus nos fala sobre o joio e o trigo. O primeiro, a semente ruim conhecida como erva daninha; o outro, a boa semente. Por serem parecidas, acabam sendo lançadas juntas no mesmo campo. O joio, porém, é uma planta que sufoca as que crescem perto dela, impedindo seu desenvolvimento. O trigo, por sua vez, é a semente que vai gerar o pão que alimenta corpo e alma. O joio cresce junto com o trigo, porém no momento da colheita é necessário separá-los e lançar fora o joio que de nada serve para o homem e preservar o trigo que se tornará alimento.

Assim também é com a igreja do Sr. Jesus. Infelizmente nós encontramos dentro das igrejas a pessoa joio e a pessoa trigo. A pessoa joio é a pessoa semeada pelo mal, ou seja, ela não tem o caráter de Deus; são as pessoas nascidas da carne e não do Espírito; já a pessoa trigo, são aquelas que são gerados por Deus; são os nascidos de Deus. O joio é semeado pelo mal com o único objetivo, destruir aqueles que são trigo, aqueles que são de Deus, os que são verdadeiramente da fé, para impedir que os mesmos produzam frutos.

Como saber quem é joio e quem é trigo, se os dois são parecidos e crescem juntos no mesmo campo? Saberemos exatamente pelos frutos que cada um irá produzir. O joio por ser obra do mal, da carne, produzirá frutos da carne; gerando contendas entre irmãos; gerando fofocas; malicia; maus olhos e assim a lista continua; Já o trigo, os nascidos de Deus produziram os frutos do Espírito que são completamente ao contrário daqueles que manifestam os frutos da carne.

A verdade é, que cedo ou tarde assim que se manifestar o joio ele será arrancado do meio daqueles que são de Deus. Arrancados porque de nada serve o joio para obra do Espírito Santo e para o Reino de Deus, uma vez que ele só serve para contaminar a fé de muitos que com sinceridade procuram agradar a Deus.

Aqueles que nasceram de Deus, que são o trigo, devem tomar muito cuidado para não se deixar influenciar pelo joio. Devem guardar a sua fé. Zelar pela sua salvação, para que quando o Sr. Jesus vier buscar a sua igreja você não seja lançado fora junto com o joio.
 

Nenhum comentário: