quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mulher Virtuosa Em Extinção.

Este artigo tem por base a enquete: “Porque será tão difícil encontrar uma Mulher Virtuosa?” que foi colocada no RBF (Retrato Beleza Feminina) à algumas semanas atrás. Até ao presente momento foram obtidos 28 votos e todas as respostas disponíveis para o voto, foram seleccionadas. Isso mostra-nos que existem bastantes diferenças em relação a opinião dos participantes sobre a questão mencionada em cima.

Os Resultados foram os seguintes:
- Os tempos mudaram e com isso as ideias e valores – 15 votos
- É difícil adoptar a postura e o modo de vida da mulher virtuosa – 5 votos
- Como há tão poucas é complicado encontrar um bom exemplo para seguir – 5 votos
- É fácil encontrar uma mulher virtuosa – 4 votos
- O que é uma mulher virtuosa? – 1 voto
- Outra opção – 1 voto

São vários os factores que condicionam a ausência de Mulheres V pelo mundo fora. Uma coisa é certa: de acordo com a contagem dos votos, é difícil encontrar uma mulher deste tipo. Mas comecemos por decifrar o que é então uma Mulher V. Ela é alguém do sexo feminino que procura viver de acordo com os padrões bíblicos para a mulher cristã. Para uma mulher ser virtuosa ela precisa primeiramente reconhecer que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador que poderá salvar a sua alma. Não somente reconhecer mas aceita-lo com gratidão. Isso é uma acção do Espírito Santo na vida do ser humano. Assim a Mulher V é humilde e consciente. A sua vida espiritual é saudável e ela preocupa-se em seguir a verdadeira Palavra de Deus que está contida na Bíblia Sagrada.

Ela também é uma pessoa dedicada à família, expressando o seu amor para com cada membro da sua família. O marido confia nela pois ela é responsável, dedicada e amorosa para ele. Os filhos reconhecem que ela é a melhor mãe pois ela preocupa-se em educa-los conforme os princípios cristãos, com toda a paciência e espírito de serviço.

Ela é zelosa na obra do Senhor, servindo fielmente naquilo que o Senhor lhe confiou e comissionou. Recomendo a leitura de Provérbios 31, o capítulo da Bíblia que aborda algumas qualidades de uma verdadeira mulher virtuosa. Assim, a M.V é uma mulher cheia de virtudes em todas as áreas que exigem a sua intervenção diária.

São vários os factores que poderão levar à dificuldade de encontrar este tipo de mulher no nosso círculo de amigas, seja na universidade, emprego, família e até dentro das nossas igrejas. De facto é incontestável que a alteração dos costumes, hábitos, crenças e valores tem influenciado decisivamente na diminuição do número de mulheres que desejam e prosseguem em atingir estas importantes virtudes. Vivemos num tempo em que chamamos ao bem mal e ao mal bem. Temos perdido a noção do que é bom, perfeito e agradável para Deus. Só através Bíblia poderemos restaurar os verdadeiros valores que têm sido corrompidos por falsas ideologias. Os tempos mudaram e com isso as ideias e valores.

Por outro lado, constata-se que é difícil adoptar a postura e o modo de vida desta mulher, precisamente pelos factores que foram anunciados em cima: os tempos, as ideias e os valores mudaram. É complicado viver na contra-mão daquilo que esta institucionalizado e aceite como correcto, mas que de facto não o é. Mães querem ser mães a 100% mas não o podem porque a sociedade só lhes permite serem a 10%. E pior, se a própria mãe puder optar, prefere dar 90% do seu tempo para o trabalho e/ou outras preferências adicionais do que aos filhos, bem como ao marido e a outras prioridades como o bem-estar familiar. Consequentemente, como resultado desta avalanche de factores que condicionam a diminuição de mulheres virtuosas na sociedade em que vivemos, fica dificílimo encontrar um bom exemplo de mulher para que as mais novas e até as mais velhas possam seguir. Como é que alguém poderá adoptar uma postura correcta se as mulheres virtuosas estão em vias de extinção?

Como podemos ver, ou rever, é notável a extinção das mulheres que pretendem alcançar padrões mais elevados e assumir o seu papel enquanto mulher, esposa, mãe e irmã. Chegou o tempo de pararmos de brincar com a vida, pois nós como mulheres temos uma grande responsabilidade nas nossas mãos: influenciar positivamente a presente geração e também as gerações seguintes. Mesmo que não tenhamos pedido esta responsabilidade, como cristãs e servas de Deus, somos chamadas a marcar a diferença, assim como Jesus o fez. E eu sei que prestaremos contas diante de Deus, por tudo aquilo que dissermos, deixarmos de dizer, fizermos ou deixarmos de fazer. Isto é algo sério. Então que o Senhor nos ajude, pois ser um exemplo em tudo não é uma opção para aqueles que são chamados filhos do Deus Altíssimo. Que naquele Glorioso Dia possamos ser aprovados em tudo! “Procura apresentar-te diante Deus aprovado…”(2 Timóteo 2:15) Boa caminhada cristã!
 

Nenhum comentário: