quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Objetivos E Prioridades no Relacionamento.

Trabalhar fora ou ficar em casa para dedicar mais tempo ao marido e aos afazeres domésticos; usar o dinheiro para comprar um presente para o esposo ou aproveitar para renovar algumas peças do seu guarda-roupa; ser mais paciente ou falar tudo o que pensa ao parceiro; colocar o casamento em primeiro lugar ou trabalhar mais. Estas são pequenas dúvidas que aparecem durante a vida matrimonial. Sendo assim, quais são suas prioridades e objetivos para a relação?

“Na dúvida, sente-se com seu parceiro e exponha quais são seus ideais e o que vem em primeiro lugar nas suas vontades. Aproveite o momento para ouvir, calmamente, todos os dele também. A partir daí, analise o que você quer”, sugere o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (*), bispo Renato Cardoso. Ele alerta ainda que muitas das nossas ações mostram realmente o que valorizamos e que só o carinho não é totalmente demonstração de amor.

Segundo o bispo, o que segura um casamento é a união e não a beleza, então, não a coloque como prioridade. “Antigamente as pessoas se casavam para alcançar seus objetivos. Agora elas querem ficar solteiras para realizar seus sonhos”. Por isso, veja bem o que cada um quer para si e quais são os desejos de ambos para que possam analisar seus caminhos juntos. “Pense que o casamento é a extensão do relacionamento com Deus. Então, tem que ser o melhor”, comenta.


Para a psicóloga Amanda Fiorentti, muitas vezes o casal percebe que os ideais não são os mesmo, porém, se forem bem esclarecidos, conversados e discutidos com calma não há problemas e nem o que temer, pois um vai ajudar o outro a realizar-se como pessoa. “Ninguém é igual e nem pensa exatamente da mesma forma, por isso, ouça com atenção e tenha um diálogo aberto”, comenta. Para ela, o segredo de um casamento longo está em saber manter o respeito, a paciência e o companheirismo.

“Dê prioridade ao seu casamento. Muitas vezes, é preciso deixar de fazer algo que você gosta e que lhe faça sentir bem para passar mais tempo junto com o parceiro. Isso com certeza fará com que o casamento fique mais resistente. Sempre faça o melhor ao outro, mas, peça para que ele seja recíproco”, alerta o bispo.

Eu abri mão de algumas coisas por ele

Para firmar um relacionamento sério com o namorado, a enfermeira Solange Castelhizi, de 28 anos, ao casar teve que rever alguns conceitos na vida e abrir mão de muitas coisas. “Eu gostava muito de encontrar as minhas amigas e sair sem hora para voltar. Quando me casei percebi que a minha rotina tinha que mudar, afinal, casar foi uma decisão minha. Meu marido não precisou me pedir, eu mesma enxerguei a tempo”, conta.

Segundo a enfermeira, ela se conscientizou que o casamento e fazer o marido feliz eram suas prioridades e constituir uma família era seu objetivo, por isso, usou a maior parte do tempo que passava com as amigas para cuidar do marido, da casa e fazer coisas que pudesse fortalecer ainda mais a relação dos dois.

“Eu nunca fui de bagunçar, apenas saia com elas para comer uma pizza, ir ao shopping, conversar. Mas, com o casamento eu me sentia ainda mais feliz quando meu esposo ficava contente com algo de bom que eu tinha feito. Não sinto falta e nem as minhas amigas me cobram nada, por sinal, me entendem muito. Não deixei nenhuma delas de lado, apenas nos falamos mais por telefone do que nos vemos”, diz Solange.

Ela conta que também diminuiu as idas ao salão de beleza. “Quando solteira, eu não tinha as minhas tarefas do lar, então, acabava optando por ir um dia para fazer cada coisa. Atualmente, eu escolho um dia da semana para cuidar dos cabelos e da unha e, assim, ganho mais tempo para ficar em casa.”


Por Débora Ferreira

Fonte: Compartilhando Bençãos

Nenhum comentário: