domingo, 3 de março de 2013

A Obediência de Abraão

O Reino de Israel começou a partir do histórico casal Abraão e Sara 
Trecho do livro "Reis de Israel", do bispo Edir Macedo.
/ Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 
 Quando chamado por Deus, Abraão obedeceu imediatamente. Manifestou sua fé com a ação de obediência à Palavra do Altíssimo. Por conta disso, tornou-se merecedor e justo aos olhos de Deus.

 Ele teve que abandonar seus patrimônios, a parentela e a casa dos pais, o que era no mínimo algo extremamente doloroso. Isso nos mostra que para obedecer à voz Divina é preciso fé, coragem e determinação. O exercício da fé exige sacrifício.

Deixar a própria terra significava cortar laços e tradições, algo muito raro naqueles dias. Somente pessoas fracassadas ou fugitivas deixavam tudo para trás e se aventuravam em outros lugares. Mas o pior mesmo era deixar a casa dos pais. As propriedades certamente seriam substituídas por outras em algum outro lugar. O crescimento da parentela também obrigaria a separação de qualquer jeito.

A renúncia da família, no entanto, afetaria não só a parte sentimental, mas, sobretudo, implicaria o abandono de sua liderança patriarcal. Tera, seu pai, lhe havia colocado na liderança da família. Mas, ignorando o destino final de sua peregrinação, além da direção a seguir, se para o norte, sul, leste ou oeste, Abraão se aprontou para a partida sem volta. A herança patrimonial, os laços familiares e a liderança do clã perderam sentido diante da plenitude das ofertas Divinas de, entre outras coisas, fazer dele uma grande nação.

Grávido das promessas, Abraão deixou tudo para trás e, na mais absoluta certeza do seu cumprimento, partiu…Esse é um dos maiores legados de Abraão para a humanidade: sua obediência incondicional a Deus. É isso que faz a diferença na vida dos que creem. Os sinais seguem apenas para esses, ou seja, aos que creem. Não aos que querem crer e muito menos aos que apenas dizem crer. Abraão provou sua fé em Deus porque obedeceu à Sua Palavra!

Muitas pessoas confundem a fé com os sentimentos. Necessitam "sentir a fé" para agir. Se isso fosse verdadeiro, certamente no caso de Abraão, ele não serviria para ser o pai na fé. Porque sua ação em relação à obediência à Palavra de Deus foi contrária a isso, ou seja, à emoção. A crença depositada em Deus não pode ser movida a sentimentos, mas na certeza absoluta, na convicção!. Confira no versículo bíblico a seguir e entenda esse posicionamento que diferencia o homem natural daquele que realmente vive a fé que agrada e chama a atenção de Deus.

 "Abraão esperando contra a esperança, creu." (Romanos 4.18)

Mas ele ainda não tinha chegado ao limite de sua fé.

Fonte: Arca Universal

Nenhum comentário: