quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como superar o desprezo.

A nova moda de sumir de uma relação sem dar satisfações tem trazido sofrimento para muitos. Saiba o que fazer para superar essa situação.

      
Em junho deste ano, a atriz Charlize Theron rompeu o noivado com o ator Sean Penn de uma forma bem curiosa: de uma hora para outra, e sem maiores explicações, Charlize parou de falar com Penn e cortou todo e qualquer tipo de relação.

O nome dado a esse tipo de reação em inglês é “Ghosting”, que quer dizer efeito fantasma. A palavra passou a ser usada como um verbo e se refere a terminar um relacionamento sem dar satisfações, ignorando as tentativas de aproximação do ex-parceiro.

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo site de notícias The Huffington Post, com aproximadamente mil adultos, apontou que 11% dos entrevistados tinham feito ghosting com alguém. Já a revista americana Elle entrevistou 185 pessoas e descobriu que 16,7% dos homens e 24,4% das mulheres tinham sido ghosting em algum momento de suas vidas.

Para a professora de sociologia Sherry Turkler do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), que recentemente deu uma entrevista também para o site Huffington, o "ghosting é algo quase único do mundo online". "Com as novas tecnologias, nos acostumamos a nos livrar das pessoas simplesmente não respondendo. E isso começa com os adolescentes, que crescem com a ideia de que é possível que enviem uma mensagem a alguém e não recebam nada em resposta. E isso tem graves consequências, porque quando nos tratam como se pudéssemos ser ignorados, começamos a pensar que tudo bem, e nos tratamos como pessoas que não têm sentimentos", explicou.

Infelizmente, isso é cada vez mais comum na sociedade, os celulares têm aproximado os que estão longe, mas acabam afastando cada vez mais os que estão perto. Porém, isso não é motivo para não aceitarmos o progresso tecnológico, pois é algo irreversível. Mas, devemos ficar atentos aos exageros e as consequências negativas do uso sem limite da tecnologia, . É o que explica o apresentador e palestrante Renato Cardoso: “Existem pessoas que não conseguem se livrar da tela de um computador ou de um celular, é tão social na internet e antissocial na realidade, não tem nenhuma habilidade de se relacionar com os outros. ”

Ao perder essa habilidade de relacionamento olho no olho, a pessoa acaba  deixando de lado valores essenciais para a felicidade amorosa, como respeito e comprometimento. Além de, em alguns casos, perder até mesmo o amor próprio.

Para quem se encontra nessa situação, o palestrante aconselha que o melhor a fazer é não se prostrar diante do desprezo sofrido: “Se você está prostrada porque alguém te deixou, desprezou, saiba que não há nenhuma atração da parte do outro por alguém que se anula. Você tem que sair do chão, limpar-se, sacudir a poeira e fazer o que tem que ser feito a despeito da pessoa que te deixou. Viva a sua vida, torne-se uma pessoa interessante, cheia de energia, objetivos, mostre que está indo a algum lugar. Porque se você tem um objetivo, meta, plano de vida, logo vai ter gente ao seu lado.”

Todas as quintas-feiras, Renato e Cristiane Cardoso dão esses e outros conselhos relacionados à vida amorosa para quem já sofreu com o “ghosting” ou com outro problema parecido. Por isso, se você deseja mudar a sua situação, participe da reunião da Terapia do Amor, que acontece no Templo de Salomão e em outros templos. Para saber um endereço mais perto de você, clique aqui.  

Ou se deseja desabafar, converse agora mesmo com um Pastor Online.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: