domingo, 24 de abril de 2016

5 lições que podemos aprender com José, governador do Egito.

Ele superou todas as adversidades e sempre guardou a fé em Deus.


José foi um personagem muito importante na história do povo hebreu e, mesmo sendo injustiçado pelos irmãos, guardou a fé em Deus – e Ele o honrou.
Veja abaixo 5 lições de José que podemos aplicar em nossas vidas também:
1)   A inveja é algo que não vale a pena
“Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” Gênesis 37.4
Os irmãos de José sentiam inveja dele e conspiraram para matá-lo. Felizmente, os irmãos Rúben e Judá não concordaram com a ideia. Assim, os demais o venderam como escravo e ele foi encaminhado ao Egito. Tempos mais tarde, os mesmos irmãos que o haviam abandonado foram ao Egito pedir ajuda, pois, naquele tempo, os povos enfrentavam grande miséria. E José, como governador, os recebeu feliz, estendendo a mão.
2)   Faça sempre o seu melhor
“Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.” Gênesis 41.40
José sempre se manteve firme aos valores que vinham de Deus, mesmo em terras estranhas. Quando chegou como escravo ao Egito, ele foi comprado por Potifar, membro da corte do faraó. José era muito responsável, de tal forma que Potifar lhe confiava os cuidados da casa. Mesmo quando a mulher de Potifar armou contra José, para que ele se deitasse com ela, o rapaz não traiu os valores de Deus. Posteriormente, depois de muitas lutas e dificuldades, o faraó o nomeou governador do Egito e lhe concedeu a maior confiança que alguém poderia receber naquela terra.
3)   Mesmo diante das lutas é preciso manter a fé em Deus
“Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere. O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro, o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali. E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.” Gênesis 39.20-23
José foi injustiçado grandiosamente por, pelo menos, duas vezes em sua vida. A primeira quando os seus irmãos o venderam como escravo, e a segunda quando foi parar na prisão, após a cilada que a esposa de Potifar havia armado para ele. Contudo, ele não buscou vingança, nem desistiu de continuar lutando, mas agia com prudência e sabedoria diante de todos, honrando ao Deus que servia. E as pessoas, ao redor de José, percebiam o bom exemplo que ele era.
4)   Devemos vigiar e fugir do pecado
“Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?” Gênesis 39.9
José tinha um caráter valioso, e por isso as suas ações chamavam atenção de todos. As pessoas viam nele um brilho diferente. Contudo, isso apenas era um reflexo da reverência e temor que ele tinha por Deus. O Senhor estava acima de qualquer escolha que José fazia. Quando ele foi confrontado com o pecado, a primeira pergunta que lhe veio à mente foi a do versículo acima.
5)   É preciso saber perdoar
“Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele (...) Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.” Gênesis 45.5
José sabia que Deus tinha um propósito especial em sua vida; e sabia que Deus estava com ele em todo o percurso. Por isso, José não tinha mágoa ou rancor, não guardava as lembranças tristes. Ele soube perdoar a todos que haviam errado contra ele.

Nenhum comentário: