segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Perseguido, Mas Não Vencido.

Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo.Salmos 7:17.

José foi vendido por 20 moedas de prata aos ismaelitas que o levaram ao Egito. Isso aconteceu por inveja dos seus irmãos que viam que o seu pai amava mais a José do que a eles.

Se analisarmos o ocorrido com José, vemos que os seus irmãos fizeram isso por pura inveja e falta de discernimento. O coração que está no mundo é assim. Não consegue perceber que está prejudicando o eu próximo e no caso de José, ele era próximo aos seus irmãos. Só um não queria a sua morte. Mas também não gostava dele.

Deus era com José. Tanto que Graças ao amor do Senhor para com José, o Egito passou a ser próspero. Mas o mal, não satisfeito, usou a mulher de Faraó para seduzí-lo. José não caiu em tentação e fugiu daquela mulher, só que na armadilha do diabo, suas vestes ficaram e ele acabou preso.

Mesmo o mal armando contra José, Deus foi com ele: O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. Gênesis 39:21. Deus transformou e mudou a sorte de José porque ele foi fiel a Deus. mesmo dentro do cárcere, ele passou a tomar conta do copeiro e do padeiro porque Faraó ficou indignado quando soube que José estava tomando conta deles e que eles gostavam do José e do Deus que ele servia:
E indignou-se Faraó muito contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor.
E entregou-os à prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso. Gênesis 40:2,3.

Tanto que José interpretou o sonho do copeiro e do padeiro e pediu para que eles se lembrassem dele quando estivessem diante de Faraó. Isso me faz lembrar que em ninguém devemos confiar, uma vez que, a nossa vida está nas Mãos do Senhor, somente em Deus.Ele mesmo providência a nossa 'saída do deserto'. José quando fez o pedido da lembrança, quis fazer a sua vontade. Ele queria sair do cárcere, só que o Único que ele podia pedir era ao Senhor. 

Então, depois de 2 anos, Faraó teve um sonho e não havia quem o interpretasse. O único que podia interpretá-lo era José. Mandou chamá-lo e José apareceu diante de Faraó e disse: E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. Gênesis 41:16. 

Faraó teve o sonho interpretado. Esse sonho era a fome e a seca no Egito durante 7 anos. Seriam 7 anos de fartura e mais 7 de fome. E só uma pessoa com o Espírito de Deus, seria capaz de não deixar o seu povo passar fome e guardar mantimentos durante o tempo de sequidão. Pela fidelidade de José, assim fez o Senhor:
E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. Gênesis 41: 38,39,40,41,42,43,44.

Com isso, outros povos vinham comprar com José por causa da seca. Deus deu essa inteligência a José porque José  tinha o coração puro, íntegro e reto e se desviava do mal. Até que os irmãos de José forma até o Egito para buscar mantimentos e José chegou a prová-los querendo que trouxessem o irmão mais novo e deixassem o mais velho, como garantia da volta. José os reconheceu, mas eles não reconheceram o próprio irmão.

Deixaram o irmão e voltaram para casa com os mantimentos e o dinheiro e não entenderam nada. Acabou os mantimentos, voltaram para o Egito com o irmão mais novo e com o dinheiro de volta. Chegaram lá, foram encaminhados para a casa de José. Chegaram lá, levaram o dinheiro de volta da compra do mantimento anterior e mais da compra de agora. José conheceu o irmão mais novo e comeram pão juntos.

Os irmãos voltaram e José disse quem ele era. Todos ficaram espantados e no final se abraçaram e a notícia chegou até a Faraó. Até Faraó gostou da idéia de José de deixar a sua família perto dele. José perdoou os seus irmãos pela injustiça e pela inveja que tiveram dele. José quase morreu por causa disso e mesmo assim manteve a confiança no Senhor e o coração limpo. Deus não faz acepção de pessoas.Cabe a nós orarmos por aqueles que nos perseguem e nos odeiam. Mantemos o coração limpo e agradamos a Deus.

Fique firme com Deus.

Nenhum comentário: