segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Soberba.


Evódia e Síntique eram duas líderes de Igreja. Não sabemos o porquê, mas elas não se entendiam, e o apóstolo Paulo deu uma direção a elas:

“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor” (Fl. 4:2).

Essa contenda entre elas já estava afetando a Igreja e por isso o apóstolo Paulo pediu a elas pra que resolvessem isso. Seja lá o que fosse, podemos pensar em vários motivos, uma disputa, uma mágoa, ou uma tinha inveja da outra, mas ao certo mesmo não sabemos.

Sabemos, no entanto que elas haviam trabalhado com Paulo, pregando o Senhor Jesus, falando de salvação, e agora estavam nessa situação espiritual, totalmente contrária a paz que tanto pregavam. De alguma forma elas perderam totalmente a visão do exemplo do nosso Senhor Jesus, pelo menos a respeito de amizade, humildade e perdão.

Nesse trecho da carta aos filipenses a intenção de Paulo era ajudar as duas líderes e a Igreja, fazendo-as lembrar do caráter de Jesus.

A Bíblia não nos conta o que aconteceu, então não sabemos se Evódia e Síntique algum dia conseguiram se entender e viver em paz. Sabemos que Paulo pediu a um cristão membro da Igreja para ajudá-las.

Esse exemplo serve para todas nós. Se não conseguimos resolver uma diferença com um companheiro de fé, não devemos deixar simplesmente que o problema cresça e atinja outras pessoas. Nós podemos pedir ajuda.

Se você está vivendo essa situação, busque em Deus humildade e deixe de lado as disputas, o orgulho e a inveja. Lembre-se que Jesus perdoou seus discípulos mesmo sabendo que eles iriam abandoná-lo na crucificação, ele perdoou, e também perdoa você.

“Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” (Mateus 18:33).

Deus abençoe, Roberta.
Fonte : Vivemos em Comunhão

Nenhum comentário: