terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Superior.


Eu tive que colocá-la em seu devido lugar, afinal de contas, como ela iria aprender a lição? Se ela pensa que eu vou ser amável e atenciosa com ela depois de tudo que me fez, está completamente enganada. Sou uma boa pessoa, mas não sou tola a ponto dela dizer o que bem entende e não me magoar. Eu também tenho sentimentos!

Isso não é típico de pensarmos ou dizermos quando estamos magoadas com alguém? Estamos tão acostumadas a reagir dessa forma que seria inédito, apenas “deixarmos para lá.” Nós queremos tanto provar que estamos certas que se isso significa evitar essa pessoa completamente ou certificar-nos de que ela recebeu a mensagem de que nos feriu, vamos fazê-lo, independentemente de quão presunçoso isso possa parecer.

É engraçado, no entanto, que quando se trata de orgulho, nós nunca admitimos que o temos. É algo que nós assumimos que os outros têm, mas não nós. No entanto, se observarmos as reações que normalmente temos diante de problemas de relacionamento, podemos também observar como isso se encaixa muito bem com a definição de orgulho. Vamos ver ... é a qualidade de ter uma opinião excessivamente elevada de si mesmo ou de alguém importante. Significa, também, arrogância, presunção, auto-estima, vaidade, soberba, (e a lista continua).

Nossas reações à problemas de relacionamento, seja com amigos, parentes, marido ou mesmo com um estranho (acredite ou não, podemos ser tão presunçosas com aqueles que não conhecemos!) geralmente tem haver com orgulho. Deixe-me provar isso a você.

Toda vez que você sente vontade de provar algo a alguém sobre si mesma, você está de fato tentando mostrar o quão importante você é. Se o vendedor não nos dá muita atenção, rapidamente temos vontade de fazer uma reclamação ao gerente. Por quê? Porque nós somos as clientes e, demasiado importantes para sermos ignoradas! Se uma amiga disse algo que não gostamos, queremos evitá-la por um tempo apenas para que ela possa chegar a conclusão que nós não merecemos esse tipo de tratamento. Ainda, se o marido não nos pedir desculpas por algo errado que ele fez, nós imediatamente fazemos uma "bela e atraente" cara amarrada e esperamos ele implorar pelo nosso perdão.

Orgulho é mau. Devemos ter auto-estima, mas não orgulho. Estas são duas coisas diferentes, mas que muitos, geralmente pensam que significam a mesma coisa. O orgulho não vai resolver o problema com seu marido. A auto-estima vai. O orgulho não vai te dar a atenção que você precisa. A auto-estima vai. Quando nos valorizamos, não permitimos que o orgulho nos leve a fazer coisas que desaprovamos, ao vez disso, fazemos coisas as quais nos valorizam como mulheres, tais como manter o equilíbrio mesmo quando a situação está ficando fora de controle, ou seja, mantemos a compostura. Uma pessoa que sabe controlar-se nas piores situações é admirada, porque ela se destaca das outras, já o oposto, é bastante constrangedor.

Se você puder olhar nos olhos dessa amiga que te magoou e ser a mesma que você sempre foi, você vai estar lhe dando uma lição muito maior do que se evitá-la. Apesar de doer, você vai superar a dor, porque definitivamente não vale a pena carregar essa mágoa dentro de si, afinal você não tem que provar nada para ninguém, você é uma mulher cheia de graça. Isto é se valorizar. Isto é ser superior.

Fonte : Cristiane Cardoso

Nenhum comentário: