quarta-feira, 8 de junho de 2011

Não Dou Contas A Ninguém.


 
Uma das coisas mais perigosas para o ser humano é não se achar responsável perante ninguém. Não dar contas a ninguém, não ter ninguém por cima de si. Esse é o caminho para muitos desastres. 

Considere o casamento, por exemplo.

Se o meu casamento com a Cristiane está chegando aos 20 anos no mês que vem, é por uma razão maior que todas: Nós dois tememos e respondemos a Deus.

Não se equivoque — minha esposa é uma pessoa maravilhosa. E penso que também não sou tão mau assim :-) ... Mas a verdade é que não importa quão boas sejam as pessoas, num casamento sempre haverá momentos de discórdia. Ela gosta de sair, eu gosto de ficar em casa. Ela gosta de detalhes, eu vou direto ao assunto. Ela quer assistir filme de comédia romântica eu quero um documentário. E por aí vai.

Esses exemplos são um tanto corriqueiros, mas imagine a mesma situação em casos mais sérios. Já houve grandes explosões, e muito choque de egos. E aí, quem decide quem está certo, se os dois se acham certos?

Por isso eu digo que ao longo desses 20 anos, se eu e ela não tivéssemos a mesma fé de deixar Deus ser o juiz entre nós, de procurarmos seguir os conselhos dele para um casamento feliz, então já não estaríamos mais aqui para contar essa história.

A inteligência espiritual nos ensina que o ser humano se porta melhor quando tem que responder perante alguém. É claro que isso vai contra nosso desejo egoísta, pois quem é de carne e osso quer liberdade (e se possível, sem responsabilidade). Por isso muitos casamentos se acabam, jovens destroem suas vidas, homens no poder se corrompem, e o mundo fica pior com cada conquista de “liberdade” que se alcança.

Se você não dá contas a ninguém, vai chegar um dia em que você não vai mais poder pagar a conta sozinho...

Pode-se esperar mais de um tolo do que de quem pensa que é mais sábio do que é. Provérbios 26.12


Fonte: Blog do Bispo Renato Cardoso.

Nenhum comentário: