sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como apimentar e dar romantismo à relação

Cuidar do relacionamento é vital e saudável para ambos

Por Tany Souza / Fonte da imagem: Thinkstock
tany.souza@arcauniversal.com
O tempo passa e o casamento pode cair na rotina. Não há mais surpresas, romantismo e carinhos entre o casal. Porém, para uma relação dar certo é preciso cuidado e entrega diária.
A psicóloga Cristiane Pertusi enfatiza que uma relação a dois necessita de constante cuidado para manter-se saudável e com uma qualidade que propicie coisas boas a ambos. "Para isso, é necessário que tanto o homem quanto a mulher cuidem e cultivem bons hábitos no dia a dia de seus relacionamentos."

Para Cristiane, atitudes como amor, generosidade, presteza, cuidado e gentileza devem ser constantes na maneira como se trata as pessoas em geral e, em especial, o parceiro a quem amamos. "Jamais devemos falar com rispidez, arrogância, ironia e maledicência, entre outras atitudes semelhantes. Pode parecer óbvio diferenciar tais atitudes, mas essas são as premissas para que se tenha um bom ‘terreno’ para aprimorar seus relacionamentos."
Ela diz que isso é o início para um bom relacionamento. "Se você já tem esse cuidado e trata bem quem você ama, então há meio caminho andado para incrementar seu repertório de atitudes e ser cada vez mais romântico e esquentar seu relacionamento."
Para isso, Cristiane separou algumas dicas:
  1. Seja  gentil com quem ama.
  2. Propicie momentos a dois onde vocês conversem e troquem ideias.
  3. Mantenha constante diálogo,  independentemente do tempo de relacionamento. Um casal que conversa é um casal próximo de verdade.
  4. Procure surpreender seu parceiro em pequenos gestos e cuidados.
  5. Surpresa em datas especiais é maravilhoso e apimenta a relação. Evite desculpas para não surpreender.
  6. Mesmo com a grana curta, surpreenda com uma carta de  declaração de amor, um poema ou mesmo uma flor. Vai emocionar e não custa muito.
  7. Participe com certa regularidade de eventos e hobbies que são importantes para seu parceiro.
  8. Uma vez por mês você pode almoçar  com seu amor no meio da semana (se possível).
  9. Se vocês têm filhos, reservem momentos para ficar a sós. Mesmo em casa faça um jantar para o casal (após os filhos dormirem).
  10. Reserve um momento semanal, quinzenal ou mensal para fazer um programa, como ir ao cinema, a um lugar romântico, algum local ao qual iam quando se conheceram.
  11. Quando possível, façam uma viagem juntos. Isso aproxima o casal, resgata o romance e melhora a comunicação.
  12. No dia a dia, busque surpreender com gestos de carinho, fazer  uma comida gostosa para agradar o seu amor  e  até preparar uma noite romântica e sexy.
  13. A regra é não acomodar-se.
  14. Procure manter seu comportamento de conquista diário (nos mínimos gestos). Isso demonstra ao seu amor o valor e a importância que ele tem em sua vida.
  15. Nunca ache que seu amor uma vez conquistado ficará com você eternamente. Esse é um dos pecados capitais.
  16. Diariamente, tenha atitudes de conquista e surpreenda-o positivamente o máximo que puder. Isso evidencia que você é alguém que evolui e amadurece individualmente e na relação.
  17. A regra do pequeno príncipe nunca deixa de valer:  “És eternamente responsável por aquilo que  cativas”.
 Fonte: Arca Universal

Nenhum comentário: