terça-feira, 20 de novembro de 2012

Romantismo Pode Salvar O Casamento

Ele ajuda a "regar" o relacionamento

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal

Muitos já ouviram que o amor é como uma plantinha que precisa ser regada diariamente. Mas a “água” de um relacionamento deve conter, além de respeito e cumplicidade, o romantismo. E engana-se quem pensa que isso deve vir somente do homem.
“É fundamental manter o romantismo. É como se regasse uma planta para sobreviver. Um casamento precisa ter o lado romântico para alimentar o amor, senão ele acaba, morre”, explica a psicóloga Kátia Lopis.
Mas mantê-lo não é tarefa nada fácil, ainda mais quando o relacionamento já dura há anos. “É complicado, por causa da correria do dia a dia, mas os pequenos gestos de carinho já demonstram um romantismo.”
Um dos problemas enfrentados no casamento é quando uma das partes não sabe ser romântica. Quando isso acontece com o homem, a mulher se sente na obrigação de ensinar. “Mas não há como ser de maneira grosseria. Pode ser com pequenas indiretas, comemorações de datas, lembrando o outro de forma carinhosa. Porém, é importante ressaltar que não dá para cobrar do outro o que ele também não tem. O romantismo não pode ser esquecido por ambos”, aponta ela.

Para Kátia, o romantismo não está somente num enorme buquê de rosas. “Ele está também no cuidar, se preocupar quando o outro adoece, comprar o que gosta. Todo momento é momento de agradar o outro, não é preciso uma data específica.”
Outro ponto a enfatizar é que a falta de romantismo não está relacionado à falta de amor. “Quando se casa com uma pessoa, já se sabe o quanto ela é romântica ou não, por isso, dificilmente agirá de forma diferente depois de alguns anos. Isso não quer dizer que o outro não ama, mas que devemos aprender a lidar com as diferenças dele.”
 A falta de romantismo
A ausência desse carinho pode levar o companheiro (ou companheira) a se sentir carente de atenção, levando o casamento à beira de um problema. “Isso mina o relacionamento, pois abre espaço para perceber oportunidades ao redor e olhar outra pessoa com olhar diferente. É o momento que a mulher se desinteressa pelo marido, não por não amar mais, mas pelo descontentamento, falta de cumplicidade. Não olha mais o que quer, mas o que precisa desse relacionamento”, esclarece Kátia.
Dicas de romantismo
Se um ato romântico não está somente em um buquê de rosas, com certeza ele aparece em pequenos gestos e atitudes, como esses:
- Mandar uma mensagem carinhosa pelo celular, por e-mail e até mesmo pelas redes sociais
- Fazer uma ligação durante o dia só para dizer “te amo”
- Deixar um bilhetinho, mesmo que seja no guardanapo
- Um beijo pela manhã desejando um ótimo dia
- Comprar algo que o outro gosta, nem que seja um bombom
- Perguntar como foi o dia, ao chegar em casa
- Sair sem os filhos


Nenhum comentário: