sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Evite O Desgaste Da Relação

Procure proporcionar mais emoção e romantismo à vida conjugal

Por Tatiana Alves

O marasmo, a monotonia e a rotina podem ser prejudiciais numa relação amorosa. Quando a falta de variedade, de novidade e de romantismo se instalam num relacionamento, ele tem grande chances de fracassar. Por mais que, com o passar dos anos, a repetição de conduta seja inevitável, é importante que o casal busque alternativas para não perder o brilho do início da relação.

De acordo com a psicóloga Aline Cataldi, mestre em saúde mental (UFRJ), para evitar o desgaste da relação, é importante que o casal busque proporcionar mais emoção e romantismo ao relacionamento. “O casamento deve ser sempre cuidado. A rotina é inevitável, até porque o ser humano cria padrões. O errado é dar mais valor ao lado negativo da rotina.”

A especialista destacou algumas situações vividas por casais, que podem revelar o desgaste do relacionamento conjugal. “Estar com o(a) parceiro(a) não é mais agradável, quando as discussões tornam-se frequentes, quando se sentem como estranhos, quando tudo que o outro faz desagrada ou é indiferente. Enfim, diversos são os sinais de que a relação não está indo bem. Isso não quer dizer que devam se separar. Este deve ser um alerta de que algo deve ser feito para que esta situação se transforme.”

Quanto às atitudes que devem ser tomadas para evitar o fim da união, a psicóloga afirma que diálogo e mudança de postura são fundamentais. “Se seu marido chegar em casa e logo correr para televisão para assistir à final do campeonato lhe dando apenas um beijinho, você deve apertar o botão “off” e acabar com o divertimento dele? É claro que não! Um não deve tentar mudar o outro. Respeitar o espaço de um para ser respeitado”, aconselha.

Cataldi dá dicas para que a união perdure. “O cuidado que um tem pelo outro, olhar para o parceiro buscando o motivo que os uniu, a amizade e o companheirismo são fundamentais. As opiniões divergem, pois ambos tiveram criação e ambientes diferentes, mas o caso de respeitar a posição do outro traz subsídios enormes para que o desgaste do cotidiano não interfira ferozmente na vida conjugal. Nada acontece sem esforço; até mesmo quando o assunto é o amor. Sendo assim, até mesmo ele exige trabalho”, finaliza.

Nenhum comentário: