quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mulher, carreira e casamento

União pode sofrer danos caso haja excessos

Por Ivonete Soares/ Foto: Thinkstock
ivonete.soares@arcauniversal.com


Já passa das 20 horas e ela ainda está enrolada no trabalho. As pendências são muitas e as mais de 10 horas consecutivas em frente ao computador – com apenas uma parada para o lanche – não foram suficientes para finalizar as suas tarefas, que se arrastam há dias.
Nervosismo, insônia e mau-humor diários têm feito parte da sua jornada, que não cessa quando ela apaga a luz e fecha a porta do escritório. Ela se estende para o aconchego do lar, que a essas alturas já não pode ser chamado assim.
Quando, enfim, chega em casa, outra surpresa: tudo está virado do avesso, as crianças querem atenção, o marido – de cara feia – deixa claro no olhar a insatisfação, mas ela não se importa: corre para o fogão, afinal, ninguém jantou naquele lugar!
O cansaço é mais do que visível. Ela praticamente se arrasta pela casa com o objetivo de dar conta dessa dupla jornada, mas quase não consegue. Quando coloca tudo em ordem e as crianças já foram dormir, passa da meia-noite, e ela está cambaleando pelos cômodos, buscando refúgio para o seu corpo, moído e cansado.

O marido? Obviamente já dormiu, porque não tem mais paciência para esperar toda essa sobrecarga e rotina estressantes. Bem que tentou, por diversas vezes, alertá-la, mas sua carreira e profissão estão à frente de tudo, inclusive de sua família.

Eles já não são mais prioridades.
Por isso, ele está quase abrindo mão de tudo, só ela que não percebe... A luz vermelha já acendeu há muito tempo, e seu casamento corre sérios riscos. Está por um fio!
Conseguir manter o equilíbrio em todas as áreas da vida é, sem dúvida, uma das grandes conquistas do ser humano, agora, quando isso não acontece, é certo que uma ou outra área vai se desestruturar.
Imagine, então, se a mulher prioriza demais a profissão e esquece (ou deixa de lado) as demais áreas?

e isso estiver acontecendo com você, muito cuidado! É momento de reavaliar.
Tudo na vida tem de ser dosado. O pior é que esse quadro é cada vez mais comum nos dias de hoje: sem que a mulher se dê conta, o trabalho vai ocupando a sua vida de tal maneira que resta pouco espaço para as demais áreas.
Com isso, além de ter sugadas quase todas as suas energias e até debilitar a sua saúde, o casamento é sempre o primeiro a dar os sinais de alerta. E, claro, se não receber os devidos cuidados, pode, sim – com o tempo –, se desestruturar por completo, até terminar.
E se a carreira é estressante? Aí a situação se torna ainda pior, já que cientistas descobriram que carreiras estressantes mexem com a beleza das mulheres e ainda as deixam menos férteis.
De acordo com estudo conduzido pela University of Turku, na Finlândia, muitas horas dedicadas ao trabalho elevam o nível do hormônio cortisol (ligado ao estresse), o qual acaba deixando as mulheres menos atraentes, refletindo, inclusive, na sua aparência.
É no exagero que mora o perigo e como todo o excesso é ruim, fica praticamente impossível manter o relacionamento de pé.
O que fazer, então?
Renato Cardoso – que ao lado da esposa, Cristiane, apresenta o programa “The Love School”, aos sábados, meio-dia, pela Rede Record de Televisão – sempre dá dicas para casais e aborda assuntos do cotidiano. Recentemente, em meio ao alerta que fazia às mulheres sobre coisas que o marido espera da mulher, ele levantou a questão.
Segundo ele, o marido espera que a mulher o trate como prioridade.
Se ela, portanto, dedica quase todo o seu tempo ao trabalho e o deixa de escanteio, certamente terá problemas. E muitos.
“O marido deseja que ela (a esposa) o faça se sentir especial por meio de pequenos gestos, como fazer aquela comida que ele mais gosta; ou que ela deixe a camisa preferida passada, entre outras coisas”, falou.
Mas, se ela passa a maior parte do tempo longe de casa, priorizando tudo, menos ele, o que você acha que vai acontecer?
Portanto, é hora de mudar. O que tem sido mais importante em sua vida? A família ou o seu trabalho? Responda com sinceridade e, se preciso for, comece a mudar ainda hoje.
Busque um equilíbrio, nem muito cá, nem muito lá. Dessa forma, você conseguirá enxergar todas as possibilidades e, assim, desfrutar de uma vida plena e feliz, sem excessos ou exageros, tudo no seu devido lugar e ordem.


 

Nenhum comentário: