domingo, 20 de setembro de 2015

6 mitos que destroem qualquer casamento.

Ideias erradas sobre a vida a dois têm efeitos desastrosos. Pense a respeito delas antes que prejudiquem seu relacionamento.



Quase todo casamento começa com empolgação, vida sexual intensa e farta. Alguns, até com um romantismo exagerado – não que ele não seja bom, mas deve ser sem pieguice. Mas essa “fase de ouro” não é durável como muita gente gostaria. Logo, a realidade bate à porta. Isso não significa que aquela fase inicial gostosa não deve ser curtida, mas casamento também significa rotina, sacrifícios, problemas. Administrar isso ao longo da vida é o segredo – o que muitos casais tentam e conseguem, felizmente.

Porém, por que outros relacionamentos não duram? Às vezes, ideias românticas preconcebidas do que é um compromisso atrapalham um pouco a visão real das coisas. Alguns mitos sobre o casamento são perigosos demais e podem acabar com ele. Dê uma olhada em alguns:

1.“Somos cristãos, então nosso casamento será perfeito” – Ledo engano. Muitas vezes, justamente por vocês serem cristãos, o mal ataca com mais força. Fora o fato de muita gente achar que é um cristão só porque frequenta a igreja, quando na realidade não há um compromisso verdadeiro com Deus. É aí que está o problema: sem querer, alguns casais se baseiam em suas forças e intelectos humanos, insuficientes para a defesa contra o diabo. Só Deus faz um casal forte de verdade. Assim, Ele deve fazer parte da união desde antes de o “sim” ser dito no altar ou assinado no cartório.

2. “Algumas falhas e comportamentos dele(a) vão mudar depois que nos casarmos” – É mesmo? Bem, ninguém pode “moldar” um cônjuge. Você deve se casar com alguém pelo que ele(a) é, não pelo que você gostaria que fosse. De nada adianta montar um personagem e depois “vesti-lo” à força em alguém que, na verdade, não tem a menor obrigação de corresponder ao perfil criado em sua cabeça. Um casal só se desenvolve com propósitos e objetivos em comum. E isso inclui vários fatores: dinheiro, crença, vontade ou não de ter filhos e muitas outras coisas.

 3. “Estou me casando com alguém que não vai falhar comigo” – Olha... Ninguém é perfeito. Mesmo as pessoas tidas como muito boas podem sofrer a tentação do pecado, por exemplo, além dos defeitos de comportamento que qualquer um pode ter. Casamento, entre outras coisas, significa duas pessoas complementando forças e fraquezas uma da outra (Eclesiastes 4.9-12). Claro que alguns casais acham que suas vidas melhoraram após o casamento, mas isso é consequência de como ele foi conduzido.

4. “Se não der certo, é mais fácil pular fora” – Bem... A grande verdade é que nenhum divórcio é fácil. Sempre há algum sofrimento e aborrecimento – ou muito. Lógico que, às vezes, é a única saída, mas “cada caso é um caso”. Vários casais em crise se apegaram a Quem realmente deviam: a Deus. Aí, sim, tiveram forças para reconstruir um relacionamento que se tornou durável e passou a evoluir.

5. “Nossa vida sexual será sempre espetacular” – Sim, pode ser. E não. Depende de muita coisa além da cumplicidade e da entrega do casal. A intimidade física está sujeita a circunstâncias de fora. A pressão das responsabilidades, cair na rotina, doenças e outros problemas influenciam muito o desejo sexual, que pode diminuir em algumas épocas. Só que, ao contrário da crença popular, satisfação e a sensação de realização não estão baseadas só em sexo. Quem se baseia só nele está fadado à ruína quando a idade avança, a beleza física diminui com o tempo. Há muitas outras coisas boas – diálogo, confiança, admiração e por aí afora – que tornam um atraente para o outro. E mais: tanto no sexo quanto nos outros fatores, amor não significa só o que você pode ganhar, mas o que pode conceder – e compreender quando o outro não pode fazer isso em algumas ocasiões da vida.

6. “Meu cônjuge é o romantismo em pessoa” - Aquela coisa de príncipe encantado em um cavalo branco e numa armadura reluzente não é mais do que conto de fadas. Uma mulher acreditar nisso por causa daquele monte de histórias contadas em livros, filmes e novelas ruins que entraram em sua cabeça durante toda a juventude é tão absurdo quanto um homem crer que sairá voando, terá superforça e outros poderes só porque cresceu vendo filmes de super-heróis e lendo gibis. Um relacionamento deve se basear no que Deus espera de um casamento (Efésios 5.22-33), e não nas ilusões de Hollywood e de livrinhos bregas que, infelizmente, vendem bastante. Claro, há espaço para o romance na vida a dois, desde que ele seja “pé no chão”. Encare comédias românticas e contos de fadas como o que realmente são: só entretenimento, sem compromisso com a verdade. Não são padrões a se seguir.

Mesmo que você já tenha blindado seu casamento contra esses mitos, sabe que dificuldades e desafios aparecerão de vez em quando. Mas, se o casal faz sempre uso do diálogo, do compromisso, e aceitou o poder e a proteção Divinos no relacionamento, seguirá em frente e contribuirá para outros casais entenderem a verdadeira essência de uma união.

Por isso, se você está passando problemas com seu companheiro, participe nesta quinta-feira da Terapia do Amor, uma reunião que tem o objetivo de cuidar do relacionamento a dois e preparar os solteiros que desejam formar uma família. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Universal.org

 

Nenhum comentário: