quinta-feira, 5 de novembro de 2015

As 10 pragas que atingiram o Egito.

O faraó se negou a libertar o povo hebreu da escravidão e, segundo o livro Êxodo, uma maldição caiu sobre o povo egípcio. Conheça o significado de cada fenômeno.



Quem assiste à novela Os Dez Mandamentos, exibida de segunda a sexta-feira, às 20h30, pela Rede Record, está acompanhando a onda de pragas que vem tomando conta do Egito. As dez pragas do Egito aconteceram há mais de três mil anos e trazem significados ligados às divindades egípcias. Após a morte de todos primogênitos, o Egito entrou em luto e, só assim, o povo hebreu conseguiu a tão sonhada liberdade. Confira:

1 • Água do rio Nilo vira sangue
De acordo com a entrevista do historiador Maurício Ferreira ao portal R7, as águas se transformarem em sangue foi a pior praga por conta do culto ao deus Khnum, relacionado ao rio Nilo, e à deusa Isis, já que, segundo a mitologia, o rio Nilo representava as lágrimas dela.


2 • Rãs
Milhares de rãs saíram do rio Nilo e foram em direção aos egípcios. Eles não podiam fazer nada em relação as elas, pois as relacionavam com a deusa da fertilidade (Hekt).


3 • Piolhos
A poeira se transformou em piolhos, aterrorizando todo o Egito. Ferreira diz que eles tiveram que raspar a cabeça e os pelos do corpo. “Esta proliferação afeta não só o cabelo dos egípcios, mas também o resto do corpo e os torna impuros”, diz o historiador.


4 • Moscas
A quarta manifestação do poder de Deus aconteceu quando as moscas infestaram o Egito. Para o historiador, o motivo também está relacionado à questão da limpeza. “Este inseto leva contaminação ao corpo, aos alimentos, às coisas sagradas”, acrescenta.


5 • Doenças nos animais
Deus cessou a praga das moscas quando o faraó concordou em libertar o povo hebreu, mas, quando as viu irem embora, o rei mudou de ideia. Assim veio a quinta praga: todos os animais ficaram doentes. “Cada deus egípcio tem um bicho que o representa, então a morte dos animais seria a morte dos deuses”, analisa o historiador.


6 • Úlceras
A sexta praga representa manchas na pele de todo o povo. “Se você tem uma doença será uma pessoa suja. Essas úlceras também representam para eles um castigo da deusa da vingança e destruição, Sekhmet”, explica Ferreira.


7 • Granizo
A chuva de pedras atingiu a plantação dos egípcios e, por causa dela, deuses considerados como controladores da natureza foram envergonhados.


8 • Gafanhotos
Segundo o historiador, os gafanhotos não têm significado religioso, mas a passagem deles já demonstra que pessoas vão morrer de fome, pois praticamente 80% da produção de trigo é afetada.


9 • Trevas
Esta praga atingiu o principal deus dos egípcios, o deus Rá, que representa o Sol. Foram três dias nas trevas. “Ou seja, vendo o dia virar noite, os egípcios acreditam que o deus Rá foi derrotado e que toda a vida na terra deixa de existir”, afirma o historiador.


10 • Morte dos primogênitos
A décima praga, a morte de todos os primogênitos, resultou em uma humilhação total do povo. “Na Antiguidade, o filho mais velho é responsável pelo legado do pai. Quando o primogênito morre, toda a geração preparada para comandar o Egito desaparece”, conclui o historiador.


Fonte: Universal.org

Nenhum comentário: