domingo, 1 de novembro de 2015

Jovens fazem de tudo para obter alto desempenho intelectual.

Eles arriscam a própria saúde para conquistar grandes rendimentos em provas e concursos.



Alguns são incentivados pela correria do dia a dia, outros pela extrema competição que a vida moderna impõe. Apesar de serem muitas as motivações e de não se saber ao certo ainda a quantidade de pessoas que utilizam as chamadas “smart drugs”, é cada vez maior o número de jovens na faixa que vai da adolescência aos 30 anos que as consome. 

O objetivo deles é conseguir estudar horas a fio sem perder o foco ou desempenhar uma atividade profissional que exija grande concentração. Em uma analogia com a área de esportes, por exemplo, é como se um atleta usasse um medicamento para aumentar a sua performance, sem basear o seu rendimento somente nos treinos, o que é caracterizado como doping.

De acordo com o psiquiatra e psicoterapeuta Alfredo Toscano, especialista em dependência de drogas e presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, esse tipo de medicamento usado para potencializar a concentração não foi desenvolvido para essa finalidade. Trata-se de algo fora da proposta farmacológica. “São medicamentos criados para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção, principalmente em crianças, e para quem sofre de narcolepsia, distúrbio caracterizado por sonolência excessiva durante o dia e por frequentes ataques de sono. Um dos remédios indicados para tratar esses problemas é o metilfenidato, fórmula química de medicamentos conhecidos no mercado brasileiro como Ritalina e Concerta”, diz.

Sem dados
A venda de psicoestimulantes cresceu 25% nos últimos cinco anos no Brasil e, apesar de não existirem pesquisas que apontem a quantidade que é usada de modo inadequado, ao contrário do que ocorre em outros países, cada vez mais pessoas saudáveis estão utilizando esses medicamentos em faculdades, cursos pré-vestibulares e escritórios. Há, inclusive, fóruns na internet em que são discutidos quais produtos trazem os efeitos mais desejados.


A neuropsicóloga Barbara Sahakian, especialista em smart drugs e professora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que a neuropotenciação não se resume somente às chamadas smart drugs. “Há substâncias que muitos usam diariamente, como a cafeína e a nicotina, que estimulam o cérebro. Uma ou outra gera novas células cerebrais. No caso da Ritalina, lamento que ainda não existam dados para se perceber como afetam o cérebro em longo prazo.”

Outra preocupação dos especialistas é se o uso desse remédio pode se tornar um vício. Para o doutor Toscano, o medicamento não causa dependência. “No entanto, quem o usa pode desenvolver um apego psicológico e passar a acreditar que não consiga desenvolver determinada atividade caso não o utilize.”

Se os especialistas alertam para a falta de informações que indiquem danos pelo uso sem indicação médica, esse também pode ser um motivo para não dependermos de droga nenhuma para realizar qualquer atividade, seja ela intelectual, seja esportiva.

Agora cabe a você escolher de forma inteligente o caminho para a sua vida pessoal: sem drogas.

Fonte: Universal.org

Nenhum comentário: