quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Chegou a hora de "botar a banca".

Vender jornais e revistas pode ser um excelente negócio.

Comparado com o ano de 2011, o número de leitores de revistas no Brasil cresceu mais de 30% em 2012, atingindo a marca de 15,4 milhões. Já em 2014, de acordo com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), existiam mais de 23 mil pontos de vendas de publicações periódicas no Brasil, contabilizando as revistarias, as bancas e os locais alternativos.
No ranking mundial, nosso país é o sexto maior em número de títulos, que somam 22 milhões de exemplares vendidos por mês. Levando esse dado em conta, trata-se de um mercado que não pode ser ignorado e, como consequência, uma alternativa de empreendimento que pode ser rentável para quem estiver disposto a arregaçar as mangas e trabalhar.
Foco no cliente
E nesse segmento, como nos demais, há alguns requisitos que são fundamentais para o sucesso do negócio: a localização e a adequação às exigências legais da prefeitura e outros órgãos oficiais. No entanto, o consultor de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Sinelli, de 48 anos, também destaca outro aspecto importante. “Uma das atitudes fundamentais para que o seu empreendimento dê certo é manter o foco no cliente. Pode parecer até óbvio, mas muitos empresários não têm sucesso pelo fato de se esquecerem disso. Vários ainda não entendem a importância dessa postura e o grande erro é desprezar a força que os clientes têm para ajudar a alavancar o negócio.”, afirma.
Na práticaO empresário Gérson Teixeira, de 43 anos, (Foto ao lado) percebeu que atender com excelência era um ponto primordial para o negócio muito antes de ter a própria revistaria. “Eu vim da Bahia há quase 20 anos e comecei como funcionário em uma banca na Avenida Paulista. Trabalhava mais de 15 horas por dia e sempre atendi bem.” Com as horas extras ele foi juntando dinheiro para poder comprar a sua banca. A experiência como funcionário também mostrou que, além de vender revistas, era preciso ter outros atrativos. “As bancas também acabam sendo uma espécie de loja de conveniência. Muitas vezes, quando outros locais estão fechados, a banca é a única alternativa em que o cliente encontra chocolates, água e outros produtos. Ao comprá-los, o cliente acaba vendo alguma publicação que gosta e acaba levando também. São produtos que servem como chamariz para a banca”, revela.
Diferencial
A revistaria de Gérson fica em frente ao metrô Santa Cecília, na região central de São Paulo, onde há um grande fluxo de pessoas todos os dias. “Elas pedem informações sobre ruas e locais nos arredores e, como a gente informa certo, elas acabam voltando para agradecer e viram clientes. Isso ajuda muito o negócio, é um diferencial. A partir daí, vou fidelizando a clientela.”
Orientação
Gérson procura ser organizado e registra tudo o que entra e sai na banca pelo computador. “Também não trabalho sozinho, tenho um sócio e dois funcionários para ajudar. Eu mesmo os treinei”, diz. O consultor Sinelli afirma que essa atitude do empresário é muito importante. “Mesmo que seja uma empresa familiar, o empreendedor tem que dedicar muito tempo e estar perto dos funcionários, para orientá-los como atender bem.”
A qualidade do que é vendido também é outro aspecto que Gérson não esquece, oferecendo uma variedade de jornais e revistas, que vão desde quadrinhos até publicações de moda. E, para quem quiser entrar nessa área, ele aconselha a não ficar acomodado. “Se um cliente pede algo que viu na TV e vai colecionar, por exemplo, o jornaleiro não pode ficar esperando pela editora. Tem que ir atrás, saber de quanto em quanto tempo sai a revista e informar direitinho ao cliente para não perdê-lo”, conclui.
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