domingo, 27 de dezembro de 2015

Você sabe lidar com as críticas?

Dominar as emoções é fundamental diante de comentários desagradáveis


Receber críticas faz parte do dia a dia do ser humano. Seja no trabalho, em casa, na escola ou até mesmo ao fazer compras no supermercado. Alguns comentários são construtivos, já outros, além de desanimar, fazem muitos perder o controle.


Isso porque algumas palavras são tão duras e carregadas de maldade, que quem ouve chega a ficar irritado, deprimido, inseguro e até perde a paz de espírito. “Se você se entristece, o que falaram de você conseguiu lhe ferir e a consequência disso é se isolar de todos. Se você fica com raiva, acaba querendo vingança e fazendo aquilo que não queria. Se você  se sente injustiçada, fica defensiva e procura ouvidos para lhe ouvirem, o que acaba lhe levando a fazer o mesmo que aquela pessoa fez com você”, alerta a escritora Cristiane Cardoso. Ela recomenda que comentários que lhe fazem mal sejam totalmente ignorados: “Não precisamos responder a todas as críticas ou comentários maliciosos a nosso respeito, mas precisamos sim, desprezá-los para o nosso próprio bem.”

Mas é preciso ter equilíbrio no que diz respeito a ignorar o que se ouve. Pois, algumas opiniões de terceiros nem sempre estão carregadas de maldade, mas podem nos ajudar a melhorar como pessoa. “Em vez de deixarmos aquelas palavras nos ferirem, podemos focar na outra pessoa e tentar entender por que ela falou aquilo. Compreendê-la. Dar um desconto para o seu momento de fraqueza e tentar descobrir o que ela realmente quis dizer, mas falhou na escolha das palavras. É sábio pensar antes de falar. É inteligente saber reagir quando alguém lhe fala antes de pensar”, explica Renato Cardoso, apresentador do programa “The Love School- A Escola do Amor”, que vai ao ar todos os sábados, ao meio dia, pela Rede Record.

Já a conselheira Núbia Siqueira destaca que o segredo para não se deixar levar de forma negativa pelo que se ouve é saber controlar os sentimentos, transformando a situação ruim em algo proveitoso. 
“Não tenha medo das críticas e repreensões. Elas abençoam tanto quanto o elogio. Aceite e faça uma autoanálise, somos todos tão falhos. Ter alguém que nos ajude a enxergar onde estamos errando é um privilégio e não um problema. E mesmo que as críticas sejam injustas, ou com intenção de lhe diminuir, extraia o que é bom”, conclui.

Se você tem passado por momento difíceis e não sabe lhe dar com a situação, converse agora com um Pastor Online, ou procure uma Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui.

Fonte: Universal.org

Nenhum comentário: