quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mulheres em colapso.

Dicas para você não se sobrecarregar com o excesso de responsabilidades e ser mais uma vítima do estresse e da depressão.

Com tantas atribuições, responsabilidades e papéis para desempenhar, somadas as cobranças externas e, principalmente, as internas, as mulheres têm se tornado vítimas de si mesmas.
Elas querem ser mães, esposas, excelentes profissionais, universitárias e, ainda, viajar, fazer uma atividade física, aprender outro idioma, dar atenção à família, fazer trabalhos voluntários, entre outras coisas.
Obviamente, tudo isso com perfeição, afinal de contas ainda existe a necessidade de provar a si mesma que é capaz de exercer todos esses papéis com maestria. Já foi comprovado, inclusive, que, ao contrário dos homens, as mulheres conseguem realizar várias tarefas simultaneamente. Então, se há quem consiga, por que você não conseguiria, não é mesmo?
Nada contra você que consegue executar mil e uma tarefas simultaneamente – e com perfeição – sem que se sinta como se estivesse numa panela de pressão. Entretanto, é preciso respeitar os próprios limites. É um erro basear-se no desempenho de outras mulheres para impor a si mesma metas e desafios, sob o risco de submeter-se a uma grande frustração, sentimento de incapacidade e, consequentemente, desencadear uma crise de depressão – que é uma das principais causas de suicídio entre as mulheres.
Dados da prefeitura de São Paulo apontam que em 2014 houve 40 casos de suicídio de mulheres entre 15 e 29 anos na cidade.
Em grandes metrópoles como a capital paulista, onde o ritmo de vida é acelerado, é comum as mulheres se sobrecarregarem com muitas responsabilidades e se sentirem pressionadas com tantas cobranças, podendo facilmente desenvolver uma depressão.
Por isso, é preciso adotar alguns cuidados e estratégias para desempenhar bem tantos papéis sem por em risco a saúde mental. Veja algumas dicas:
1-    Menos é mais. Não queira abraçar o mundo. Estabeleça prioridades e concentre-se nelas. Só assuma outra responsabilidade após ter concluído a anterior.
2-    Aprenda a falar não para os outros e sim para si mesma. Ser prestativa é uma qualidade, mas pode se tornar um defeito se você não souber a hora de dizer não.
3-    Suas responsabilidades devem servir de estímulo para você. A partir do momento em que elas se tornarem um peso, é sinal de que você está sobrecarregada e que é hora de abrir mão de uma, ou algumas, delas. É aquela velha história de perder para ganhar.
4-    Trace metas para serem cumpridas em curto e em longo prazo. E só estabeleça outras quando tiver alcançado as primeiras. À medida que você for cumprindo o estabelecido, se sentirá estimulada a traçar outras metas, ainda maiores. E quando olhar para trás verá o quanto do caminho já percorreu e o quanto já conquistou.
Lembre-se: Até Deus estabeleceu prioridades e metas ao criar o Universo. Ele não fez os céus, a Terra, os oceanos, todas as espécies de plantas, animais e o ser humano de uma só vez, em um único dia. Nem ficou estressado com tantos projetos para serem executados em apenas 6 dias. Pelo contrário, Ele se satisfazia com cada criação e a contemplava. E ao ver o quanto era boa, iniciava a outra. Ou seja, Ele apreciava o que criava, e isso O inspirava a criar mais e mais. Até que, finalmente, fez a Sua Obra mais preciosa, à Sua imagem e semelhança: Nós.
É por isso que todas as obras de Deus são perfeitas, porque Ele tem planejamento, Ele tem foco. Prova disso é o fato de, antes mesmo de nós existirmos, Ele já ter traçado um plano de Salvação para nós.
Se você tem se sentido oprimida e angustiada diante de tantas lutas, se os problemas e as muitas responsabilidades têm lhe sufocado a ponto de pensar em suicídio, acesse agora mesmo o  Pastor Online e receba uma palavra de fé.  Participe também das reuniões de Libertação, que acontecem todas as sextas-feiras, na Universal. Clique aqui e encontre uma igreja mais próxima de sua casa.

Nenhum comentário: