quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O verdadeiro significado do perdão.

Há marcas que, se não forem superadas, trazem muitos prejuízos. Aprenda a perdoar e tenha uma vida livre de mágoas.

       
Quem nunca ofendeu alguém? Uma palavra dita na hora errada, um comportamento prejudicial, uma interpretação equivocada. Provavelmente, você já deve ter passado por alguma situação em que ofendeu ou foi ofendida. Como lidar com algo ou alguém que nos feriu? Ou como se desculpar de um erro cometido e seguir em frente sem peso na consciência?

A resposta está no perdão. “Perdoar é uma decisão interior que se traduz em uma ação. Há amor quando há perdão. Tanto a pessoa que perdoou quanto a perdoada se libertam da tristeza e da culpa”, diz Mariana Rodrigues Celani, terapeuta familiar.

Ela ressalta que essa é uma atitude de amor-próprio. “Às vezes, quem comete a ofensa não reconhece o erro. Por isso, a vítima não pode nem deve guardar para si o sofrimento gerado. Com o tempo, ele pode desencadear uma depressão”, ressalta.

A importância
Valéria Bolognini, de 50 anos, professora, decidiu mudar de vida quando tudo ao seu redor contribuía para que mantivesse os ressentimentos. Ela se casou quando tinha apenas 20 anos. Sempre muito dedicada ao lar, buscava ser uma boa esposa e ótima mãe dos dois filhos. A relação com o marido parecia ir bem até que, anos depois do matrimônio, ela notou alguns desvios na conduta do companheiro. “Percebi que ele mentia para mim, não parava em emprego nenhum. Apesar dele ser um ótimo companheiro, não compartilhava comigo nada sobre sua vida”, destaca.

A professora diz que cuidava dos pais e, por isso, deixou de dar atenção ao casamento. “Me recordo que tudo veio à tona quando eles faleceram. Primeiro foi meu pai e no mês seguinte minha mãe. Fiquei extremamente abalada e, nessa época, meu marido passou a beber muito”, afirma.
Alterado por conta do consumo de álcool, ele a agredia de todas as formas. “Ele tentou me queimar com a brasa do cigarro. Foi horrível. Me lembro de flagrá-lo bebendo álcool de cozinha, tamanho era seu vício”, diz.

Naquela fase, Valéria se viu sozinha e decidiu pedir o divórcio. “Quatro meses depois ele me procurou. A bebida estava acabando com a vida dele. Os médicos o diagnosticaram com várias doenças. Ele estava em estado terminal”, relata.
Em uma das noites de visita aos filhos, ele me pediu perdão. “Apesar de estar triste com tudo que ele fizera, eu o perdoei verdadeiramente. Sabia que ele tinha pouco tempo de vida e decidi cuidar dele com todas as minhas forças”, recorda-se.

A professora diz que o perdão a libertou das marcas do passado. “Ele pedia desculpas constantes pelo que fizera com nossa família. Eu já o havia perdoado e dizia que ele tinha que se perdoar também.
Fiquei ao lado dele até os últimos segundos de vida”, salienta.

Valéria se casou novamente, mas diz que não carrega mágoas dos problemas que viveu no relacionamento anterior. “Eu entendo que esse é o perdão verdadeiro, que vem de dentro, que dá uma nova chance e traz um novo sentido à vida”, explica.

O maior obstáculo
Reconhecer os erros e corrigi-los é um ato de humildade e corresponde a uma personalidade saudável. Mas, para muitas pessoas, colocar isso em prática é muito difícil. É o caso da auxiliar de vendas Elizandra de Souza Silva Santos Amorim (foto ao lado).

Ela conta que o orgulho não lhe permitia ver suas falhas.“Em 2015, por exemplo, fiquei com mágoa de uma menina só porque ninguém gostava dela. Comecei a ter raiva dela e a olhá-la com arrogância. Falei mal dela para muitas pessoas e cheguei a ponto de brigar com ela sem motivo”, lembra a jovem.

Ela diz que passou meses agindo assim, até que perguntaram por que ela fazia tanto mal àquela menina. “Foi quando eu me perguntei o motivo de ter tanto ódio. Não tinha um porquê. Ela não tinha feito nada contra mim. Fiquei muito mal comigo mesma por agir daquela forma e decidi me desculpar”, conta.

As duas hoje são amigas. Elizandra aprendeu uma grande lição. “O perdão significa um compromisso de não errar de novo. Entendi que, quando perdoamos, sacrificamos o nosso eu e deixamos Deus aparecer em nossas vidas.”

Faça a diferença
Você já ouviu a frase “depois que inventaram a palavra desculpa, ficou fácil ofender o outro”? Ela faz sentido quando o erro é cometido várias vezes. É como aquela mulher que xinga o marido, pede perdão, mas no outro dia repete o ato.

Cristiane Cardoso, palestrante e apresentadora, explica que perdoar não é algo tão simples. “O pedido de perdão é algo profundo, sem justificativas ou desculpas esfarrapadas. Quem está verdadeiramente arrependido, sabe que falhou e não coloca a culpa no outro”, argumenta.
Essa é uma atitude sábia, que reflete a cura interior e exterior. O que você está esperando para tirar de dentro de você o peso de tantas lembranças ruins?

Qual a melhor atitude?
- Tenha a humildade de reconhecer o erro cometido.
- Coloque-se no lugar do outro.
- Em uma conversa particular, admita o erro cometido para a pessoa que sofreu a ofensa, ou seja, peça perdão.
- Ouça a queixa do outro até ao fim,  antes de se justificar.
- Elimine todas as possibilidades e ações que possam induzir à repetição do erro.
- Questione o que pode fazer para  diminuir essa dor.
Perdoe-se. Depois disso, abandone verdadeiramente a falha cometida e se liberte do sentimento de culpa.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: