domingo, 6 de março de 2016

Corpo, alma ou espírito?

Palestra realizada no Templo de Salomão mostra a importância de se disciplinar a todo instante.


Quantas vezes você ou algum conhecido seu não ficaram matutando sobre o motivo de não terem conseguido algo que queriam muito? 
Uns começaram a academia animados, mas as idas a ela foram rareando, rareando, até acabarem de vez. Outros estavam no propósito de mudar sua vida financeira, amorosa, profissional ou acadêmica, mas com o tempo a ideia foi ficando para depois e acabou tornando-se para nunca.
Por que cargas d’água essas coisas, que são possíveis, não foram à frente? Foi exatamente isso que muitos homens foram descobrir na segunda palestra do “Ano da Disciplina”, no Templo de Salomão, no dia 6 de fevereiro, enquanto lá fora outros procrastinavam suas vidas e preferiam as folias carnavalescas.
Durante a palestra, eles tiveram uma importante lição que existe uma luta diária entre corpo, alma e espírito. Os dois primeiros vêm com tudo e a todo momento, com desejos, impulsos, paixões, instintos, a carne falando alto. O espírito tenta pôr “ordem na casa”, contendo os outros dois teimosos.
No evento, foi dado um exemplo bem simples e eficaz desse conflito: Você tarde da noite na cama vendo um filme na TV. Os olhos teimando em fechar, você batalhando para mantê-los abertos. O corpo quer dormir. A alma quer ver o resto do filme.
O espírito lhe avisando que é bom desligar a televisão, orar e dormir de uma vez. Só que alma teima e vence. Conclusão: você nem assistiu ao filme direito e com a devida atenção; se orou, foi superficialmente (ou nem orou) e levantar de manhã foi uma luta mais épica que a da tela. E lá vai o sujeito com “cara de ontem” para seus compromissos.
Essa batalha é inglória, quando mal executada. O corpo abre suas portas para um batalhão de coisas que estão muito longe de fazerem bem: adultério, pornografia, alimentação desregrada, sexo banal sem estar casado, orgias, bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, más companhias, gastos financeiros desnecessários... A alma convida os “amigos”: idolatria, apelo a feitiçarias, heresia, raiva, desejo de vingança, inveja, inimizade, rivalidade mesquinha, ciúme, “panelinhas”, discórdia, arrogância, competição desnecessariamente agressiva... Se o corpo e a alma vencem, o perdedor é você.
Aí é que entra o espírito, justamente para quem muitos homens não dão importância. Com a força espiritual em dia, alinhada ao Espírito Santo, as fraquezas humanas não têm vez. O corpo e a alma são um conjunto vulnerável, frágil demais. Mas, aliados ao espírito baseado em Deus, recebem uma blindagem, uma armadura eficaz. O raciocínio é simples: se começou sem o espírito nessa luta, já perdeu, caro amigo. Quando o espírito é disciplinado, a tendência, com o tempo, é a alma e o corpo seguirem essa linha, por mais que de vez em quando teimem em ter “recaídas” – por isso mesmo, olho aberto o tempo todo, parceiro!
ANTECEDÊNCIA É TUDO
Seu dia só rende se for bem aproveitado. Tempo desperdiçado não volta e não perdoa. Que tal, então, planejar as 24 horas de amanhã ainda hoje e, com isso, poder entrar nelas com o espírito mais preparado? Veja como no Desafio #39, clicando aqui.
AGENDA DIGITAL de lazer e descanso 
Com o app gratuito Google Agenda você não só marca seus compromissos como também planeja suas horas de lazer e descanso com a família e os amigos. Também reserva voos, restaurantes, tem acesso a mapas e tudo isso sincronizando seus gadgets. Disponível para Android e para iOS (em que é chamado de Google Calendário).
Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e  deseja mudar as suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto IntelliMen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo clique aqui.  

Nenhum comentário: