domingo, 17 de julho de 2016

Por que temos tantas dificuldades em certas áreas da nossa vida?

A resposta pode estar na maneira como nos comportamos. Entenda.

Dificuldade é tudo aquilo que tenta nos impedir de realizar algo. É natural na vida de uma pessoa e até ajuda a desenvolver a capacidade de superação. O que seria de nós se tudo fosse extremamente fácil? No mínimo ficaria sem graça com o tempo.

Porém, percebemos que algo pode não estar bem quando o excesso de dificuldade parece nos paralisar, quando lidamos sempre com os mesmos problemas e, o pior, cometendo os mesmos erros.

Há uma razão para esse tipo de dificuldade, e ela se chama indisciplina.

Deus é disciplina, e é impossível até mesmo ter um relacionamento com Ele sem seguir esse requisito, porque o Reino dEle é disciplinado. Para manter-se nEle é preciso seguir o padrão Divino, e essa disciplina não pode ser externa. Quem tem o Espírito Santo é autodisciplinado.
É com disciplina que você poderá alcançar a excelência em tudo o que faz na vida e nos relacionamentos. Um atleta indisciplinado, por exemplo, não alcança êxito algum, e isso por si só já deveria nos dizer algo. Disciplina exige sacrifício e é isso que muitos não estão dispostos a fazer.

Como ser disciplinado?
No último encontro mensal do Godllywood Auto Ajuda, no dia 9 de abril, a escritora e palestrante Cristiane Cardoso compartilhou 4 atitudes que ela pratica para conseguir dar conta de tantos compromissos, cuidar de si mesma e do seu relacionamento com Deus e com a família. Veja quais são:

- Identifique as suas prioridades: Prioridade é tudo aquilo que deve ocupar o primeiro lugar em tempo, ordem e dignidade. Tem preferência, podendo passar à frente de todos os outros compromissos. Os dois principais mandamentos de Deus ensinam qual é a ordem das prioridades na vida de qualquer pessoa: DEUS – A PRÓPRIA PESSOA – OS OUTROS.  Cristiane ressalta, porém, que cuidar da vida amorosa deve ser a prioridade depois de cuidar de si mesma, mesmo para quem está solteiro.

- Enxergue os sinais: Você precisa se conhecer para perceber os sinais que dá a si mesmo. Por exemplo, você passa o dia todo irritado, com muita dificuldade de resolver problemas simples e lembra que dormiu mal. A falta de descanso é um sinal de todos aqueles probleminhas que está enfrentando ao longo do dia, então, por que não ir descansar, ao invés de insistir? E sabendo que isso acontece, cuide para ter um horário de dormir, assim, isso não afetará a sua rotina. Esse é só um exemplo muito comum.

A Palavra de Deus nos orienta a analisar o que temos feito, para assim encontrarmos as respostas e a solução para as nossas dificuldades: “Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.”  Ageu 1.5

- Estabeleça limites: Uma pessoa disciplinada sempre estabelecerá limites. Limite em sua alimentação – ela pode até se dar o prazer de comer o que gosta, mas sabe que uma alimentação saudável vai muito além disso; limite de horários em sua rotina; limite até nos momentos com distrações, porque sabe o quanto isso rouba o seu precioso tempo. E para isso ser feito, a próxima dica é fundamental.

- Saiba dizer não: Não é fácil. Sempre queremos agradar. Mas se você deseja ter uma vida com resultados, isso será extremamente necessário.

Você tem prazos para cumprir no trabalho, mas recebe aquele convite tentador para um café com as amigas e sabe muito bem que não vai dar conta depois, então, o não é necessário. Aquele pedido próximo ao seu horário de almoço que você sabe muito bem que se aceitar não vai almoçar também merece um não – negocie para depois do seu compromisso com você, que é a sua refeição. Algumas pessoas não irão aceitar muito bem de início, mas aquelas que realmente se importam com você irão sim compreender (e até começar a seguir o seu exemplo).

O segredo da disciplina na vida daqueles que têm um compromisso com Deus é ter o Espírito Santo.

Ele é quem sinalizará em nós o que precisamos sacrificar para nos mantermos focados no que realmente precisa ser feito. E se você diz que tem o Seu Santo Espírito mas tem encontrado dificuldade em disciplinar-se, não seria a hora de rever os seus hábitos e se comprometer a fazer os sacrifícios necessários? Porque o Espírito Santo sinaliza, mas não fará o que só você pode fazer.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: