quinta-feira, 14 de julho de 2016

Os Dois Valentes.

Quando o valente bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais Valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos. Lucas 11.21,22

Na Bíblia, o valente é tratado como herói. Seus defeitos retratam sua fé prática que agrada a Deus. Mas, Jesus considera também o espírito imundo como um valente na vida dos alienados da fé. Ou seja, valente espiritual do mal domina a vida de sua vítima e todos os seus pertences. Porém, quando alguém mais valente chega àquela vida e amarra o antigo valente, toma-lhe todos os seus bens. Aqui  O Senhor trata do valente da fé e o valente da dúvida. Este somente solta sua vítima quando o valente da fé exerce sua autoridade espiritual. O Reino de Deus não consiste em palavras, mas no exercício do poder da fé.

Os agentes do mal são ministros das dúvidas. Eles não só têm poder para dominar toda a vida dos que não creem, mas, como o têm feito com todos os povos. Não importa o grau de instrução, camada social ou religião professada. Eles têm aprisionado suas vítimas apenas porque elas não creem de fato. Os valentes do mal têm ampla liberdade de ação nos reinos desse mundo. E porque os que não creem vivem sujeitos a esse reino, então são presas fáceis do mal. Já o mesmo não acontece com os da fé. Estes vivem no Reino de Deus considerando Reino da Fé.

Afinal de contas, quem vive pela fé vive no Reino da Fpe. Nesse Reino os valentes do mal não têm acesso nem aos seus habitantes. Ao contrário, os do Reino da fé têm a autoridade do Reino de Deus para expulsar os agentes do mal da vida das pessoas.

São tipificados pelo Senhor como os mais "valentes".

Mas, por que O Senhor Jesus faz a colocação de dois valentes? O valente é caracterizado pela coragem e conquista. Mas qual o tipo de conquista tratado pelo Senhor? O assunto dos dois valentes começou quando Jesus expulsou o espírito imundo que mantinha um homem cego e mudo. Logo após ficar livre do espírito maligno o homem passou a ver e falar normalmente. Mas, os religiosos hipócritas criticaram Jesus dizendo que Ele expelia demônios pelo poder de belzebu, chefe dos demônios.

Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa. (Mateus 12.27,28).

Enquanto possuído pelo espírito imundo, o homem era cego e surdo. Um valente mais forte do que ele dominava todo o seu corpo. Mas ao chegar àquela criatura e expulsar o mal, Jesus mostrou ser o Valente mais forte. Aquele homem viva sujeito ao reino das trevas, dominado por um de seus muitos agentes. Mas, liberto pelo Espírito de Deus ficou livre para seguir no Reino de Deus.

O alcance do Reino de Deus só é possível mediante a saída do reino das trevas. Daí a razão porque O Senhor tem concedido autoridade aos seus servos. Para por em liberdade os cativos do reino das trevas.

Nenhum comentário: