segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, hoje temos direito a votar, a escolher o que queremos vestir, comer, se queremos fazer intercâmbio, se queremos ser diplomatas ou simplesmente cuidar da casa, dos filhos e do marido. Há 2 séculos atrás não era assim. Hoje temos mais privilégios do que as nossas avós e bisavós.  Antigamente, para a mulher era tudo mais difícil e ainda hoje é assim. Só consegumos evoluir em algumas coisas. Muitas mulheres morreram queimadas neste dia porque estavam cansadas de serem exploradas e não poder ter opinião e não serem respeitadas. Elas queriam também ter direitos como qualquer cidadão. Avançamos bastante e hoje temos mulheres ocupando cargos que antes era só para homens, mas ainda não é tudo. Falta a parte burocrática. Digo isso porque ainda existe a violência contra a mulher. Tem sim delegacias especializadas como a delegacia da mulher aqui no Rio de Janeiro mas ainda é pouco. Como aconteceu com a moça em Minas Gerais. Ela denunciou o agressor várias vezes na delegacia, mas infelizmente ela foi vítima do próprio agressor e foi morta a tiros, mesmo com as ameaças dele, com todas as provas que ela reunia enquanto estava viva. Pela burocracia ela foi morta. Por isso, eu digo que ainda falta muito para que a diferença de 2 séculos atrás para a nossa seja grande.

   Hoje temos mulheres na contrução civil, na polícia, ocupando cargos de diretoras e presidentes. E o que é mais importante, sem deixarem de ser mulheres, mães e filhas. Temos dupla jornada de trabalho, pois trabalhamos em casa também. Admiro pessoas que conseguem os seus objetivos sem passar por cima de ninguém e sem serem vulgares. Nós mulheres mostramos que somos capazes a partir do momento que usamos a sabedoria. Temos respeito apartir do momento em que damos o respeito. Essas mulheres não precisam exigir uma coisa que não tem. Adquire-se. Muitas ainda não sabem usar o tem de mais importante e é aquilo que Deus nos deu e por isso completamos as nossas metades: sabedoria e entendimento. Entender porque e para que servimos é muito importante para a nossa existência e sabedoria para estarmos ao lado de nossos filhos, de nossos pais e de nossos maridos. Ser feminina é muito melhor do que ser feminista. Ser feminista exige muito, é colocar muita força contra o jeito feminino de ser da mulher. Podemos exigir nossos dieitos sim, sem ser feminista.

   Hoje muitas mulheres entendem que podemos nos expressar sem agredir ninguém. Podemos trabalhar, estudar, cuidar da casa, do marido e dos filhos e cuidarmos de nós mesmas, sim. Por que não? Mulheres de Deus que bataham o pão de cada dia, são chefes de família que por um motivo ou outro são as provedoras da casa, são mães solteiras que trabalham e estudam e cuidam dos seus filhos, são filhas que antes os pais davam apoio e hoje são elas que cuidam dos pais, oram pelos seus entes queridos, são viúvas e são solteiras que esperam em Deus as suas bençãos na vida sentimental, são casadas que cuidam dos seus familiares e de si enfim, são mulheres que buscam em Deus forças para levantar todo dia, ficarem firmes todo dia e não esmorecer. Essas são as auxiliadoras que todo homem deveria ter ao seu lado. São fiéis, são firmes, enfim são mulheres. Essas mulheres são as finas jóias; 'Mulher virtuosa, quem a achará? Oseu valor muito excede o de finas jóias.' Provérbios 31-10.

   Feliz dia da mulher.

   Fiquem com Deus.

Nenhum comentário: