quinta-feira, 22 de julho de 2010

Beleza, é tudo?

 As mulheres, antigamente, usavam maquiagem para ressaltar a sua beleza. No Egito, as mulheres usavam maquiagem e gostavam de ter seus olhos bem marcados e normalmente eram com substâncias feitas a base de antimônio, é um produto tóxico misturado com carvão. E usavam nas cores verde, para sombra dos olhos e preta, conhecida hoje como delineador.

E com o antimônio, elas usavam várias cores para ressaltar as bochechas, sobrancelhas, lábios e olhos. elas misturavam o antimônio com a cor vermelha, por exemplo, para pintar os lábios. Mas para a confecção de batons, usava-se também galena, sulfato natural de chumbo de cor cinza azulado, ou a malaquita, óxido de cobre de cor esverdeada. Sendo que, o óxido de cobre era usado para prevenção de doenças nos olhos.

 Para pintar as unhas, utilizavam hena vegetal. Esse tipo de hena também é utilizado em casamentos indianos e marroquinos. A hena vegetal servia para pintar as unhas das mãos e dos pés, além das palmas das mãos e das solas dos pés, da mesma forma que as marroquinas e as indianas fazem hoje em dia. O ocre vermelho e amarelo também ajudava a compor a aparência dos homens e das mulheres da época.

Para a utilização desses produtos e a realização da maquiagem e de penteados, as egípcias dispunham de utensílios como bastões para a aplicação do kohl, grampos e frisadores de cabelo, caixas para cosméticos e paletas para misturá-los, além de espelhos de metal polido.

O Egito, na época, tinha sua própria cartela de cores, além de ser uma referência imensa e muito rica. Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque.As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: "Mulher de pele clara" e "Homem de pele escura". Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos. Carismática e poderosa, a Cleópatra imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol.
No Egito a maquiagem tornou-se parte da higiene diária e toma função de poder. quanto mais maquiagem, maior era poder que o egípcio tinha.

Por isso, naquela época, era comum morrer envenenado devido aos excessos que os egípcios faziam com suas maquiagens. Pela vaidade e para ostentar poder diante dos demais. Isso não é muito diferente de hoje. Mas os que gostam de ostentar poder não ficam só no exagero da maquiagem, mas nas suas roupas estravagantes e nos seus carros luxuosos.

Muitos tem personal stylist, uma pessoa paga para ensinar as pessoas que tem dinheiro a se vestir de forma adequada. Isso acontece muitos com celebridades que antes não tinham nada e do dia para noite passam a ganhar em um dia o que levariam de 5 a 10 anos para juntar.

No final do século XVIII, o Parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor sobre as mulheres a mesma penalidade por adorno que era imposta por bruxaria. O termo desobrigava de suas responsabilidades os maridos que haviam casado com uma "máscara falsa": "Todas as mulheres que à partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado..." É hilária a carta publicada no jornal britânico The Spectator, no ano 1711, onde um marido aflito desabafa... "Senhor, estou pensando em largar minha mulher e acredito que quando o senhor considerar o meu caso, a sua opinião será a de que minhas pretensões ao divórcio são justas.Nunca um homem foi tão apaixonado como eu pela sua fronte, pescoço e braços alvos, assim como a cor azeviche de seus cabelos. Mas para meu espanto descobri que era tudo feito de arte: sua pele é tão opaca com esta prática, que quando acordou de manhã, mal parecia jovem o suficiente para ser mãe de quem levei para a cama na noite anterior. Tomarei a liberdade de deixá-la na primeira oportunidade, à menos que seu pai torne sua fortuna apropriada às suas verdadeiras , e não supostas, feições..."  

Esse homem quis se separar de sua mulher na primeira oportunidade, mas em escrevendo a carta, ele mesmo chega em si e diz que pode voltar atrás da sua decisão se o pai da moça lhe der o dote. Antigamente, casavam-se em troca de dotes. E quem dava esses dotes era o pai da noiva. E esses dotes poderiam ser fazendas, jóias, e dinheiro, muito dinheiro.

Muitos gostam de estar perto de pessoas bonitas, mas isso não é tudo. De que adianta ser belo e ser sem caráter? Alguns ainda pensam que por causa da beleza, podem tudo e isso não é verdade. Ser lindo e sem caráter, ser uma pessoa vazia, sem nada para passar, leva alguns a morte. A Marilyn Monroe era uma mulher muito bonita. Ela representava o 'padrão' da mulher dos anos 50 e 60. A beleza dela a levou até a cantar na festa de aniversário do John Kennedy. Muitas mulheres na época ficaram divididas, umas queriam ser igual a ela, outras tinham inveja e diziam que ela diminuía e limitava as mulheres a serem só um objeto.


Beleza não é tudo. Ninguém fica com 20 anos para sempre. É necessário se amar sem querer copiar ninguém. Cada um tem a sua beleza. Não é necessário morrer na mesa de cirurgia para fazer uma lipoaspiração, não é necessário ficar injetando silicone nos seios para ser aceito. A beleza vem sim de dentro de você. Cada um, de acordo com o seu biotipo, é belo sim. Para ser aceito, primeiro você tem que se aceitar. Deus não faz acepção de pessoas. São as pessoas que colocam barreiras em si mesmas por acomodação, por complexos e isso só prejudica a própria pessoa.

Fique firme com Deus.

Fontes: www.maquiagemfacil.com.br;

Nenhum comentário: