segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Você é Soberbo?

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Provérbios 16:18.

   Muitas pessoas por não darem o braço a torcer, não olharem para dentro de si mesmas e procurar ajuda, pensam que sendo arrogantes com outras pessoas, podem fazer tudo que querem. Quem gosta de ficar humilhando os outros, deveria pensar duas vezes antes de cometer esse delito. Um dia, tudo isso volta para si mesmo. É um dos pecados escritos na Palavra de Deus e Ele mesmo diz: Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1 Pedro 5:5.


   Mas e o soberbo? A esses, só eles mesmos se arrependendo de seu mal caminho, e pedindo ao Senhor um novo coração. O Espírito Santo não pode trabalhar no coração cheio de si. Deus só trabalha no coração íntegro e sincero. E quem é arrogante, gosta de humilhar o próximo, é narcisista, está a um passo do inferno. Quem gosta de ser assim, com o tempo adquire câncer porque o soberbo jamais irá pedir perdão a alguém. Como não pede, também não recebe. Guarda mágoa, tem ódio contra alguém e coração cheio de ódio dá enfarto, derrame e várias outras complicações no coração. Eu mesma já vi pessoas soberbas acabarem morrendo precocemente por não liberarem o perdão.

Nossa rotina não está imune a mal-entendidos. Uma frase áspera, um gesto impulsivo ou uma pequena discussão fazem parte do dia a dia. Mas o que geralmente é contornado com algum tempo e uma pequena conversa pode durar muito mais do que o recomendado quando o orgulho entra em cena.Os psicólogos norte-americanos Robert Enright e Joanna North definiram o perdão como ‘um desejo de abandonar o direito próprio ao ressentimento, julgamento negativo e comportamento indiferente direcionado à pessoa que injustamente nos feriu, ao mesmo tempo em que se promove a compaixão, a generosidade e, até mesmo, o amor por tal pessoa’.Muitas vezes a pessoa recusa-se a perdoar por entender que isso demonstraria que quem a feriu estaria certa”, avalia Giovana Del Prette, psicóloga comportamental e professora de pós-graduação do Núcleo Paradigma, em São Paulo. O orgulho é justamente essa incapacidade de perdoar.


   “A arrogância, assim como o orgulho e a soberba, é como uma máscara para o ser humano. Quem se coloca nessa posição quer esconder algum tipo de dificuldade, como insegurança, carência, ou até mesmo narcisismo, uma necessidade de ser admirado e respeitado. É um comportamento artificial”, afirma a professora Ana Magnólia Mendes, psicóloga da Universidade de Brasília.
Não são apenas as relações familiares que são afetadas pela arrogância. “Em muitos casos a pessoa não se sente realmente competente, é insegura e
acaba descontando nos demais. E quem trabalha com esse indivíduo tem que aturar esse comportamento”, diz Roberto Heloani, professor titular de Psicologia do Trabalho na Universidade Estadual de Campinas. Em muitos casos, o bom humor é mesmo a melhor saída. “No caso de um cliente, o melhor é ignorar mesmo, deixar passar. Porém, no caso de um chefe ou colega, a pessoa tem de conversar e resolver”, diz Ana Magnólia.

   Nos tempos atuais,
infelizmente a arrogância parece estar se tornando uma conduta mais comum no mundo corporativo. “É uma característica que vem sendo notada entre os jovens que estão embarcando no mercado de trabalho. São pessoas com nível diferenciado de educação, que se acham mais espertas do que a maioria, demonstram impaciência com os processos de seleção e até dentro da empresa e não parecem dispostos a conhecer o universo alheio”, diz a psicóloga Adriana Gomes, professora de pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. “Esses profissionais costumam ter mais dificuldade de acesso a empregos, pois são menos tolerantes e flexíveis e as empresas buscam, hoje em dia, pessoas que saibam trabalhar bem em grupo”, afirma Adriana.

Lidar com um arrogante não é tarefa fácil, mas Ana Magnólia tem algumas dicas: “Diga ao setor de Recursos Humanos que está tendo dificuldade de relacionamento e eles tomarão uma atitude, que pode ser até aconselhar uma terapia”, orienta a especialista.

   Temos que ter auto estima e não sermos soberbos. Nem todos sabem separar isso. Quem gosta de ficar humilhando os outros, seja numa loja, num atendimento, são pessoas que, na infância, não tiveram acesso a educação e quando adultos, não se preocuparam em adquirir conhecimento. Quem gosta de humilhar o próximo, ser arrogante, ser soberbo é ignorante no que diz respeito a Palavra de Deus que hoje está ao alcance de todos.

   Deixe Deus transformar você, deixe O Espírito Santo habitar em você, para isso, dê o primeiro passo na direção do Senhor, uma das virtudes de um cristão nascido de Deus é liberar o perdão. Ter o coração limpo e a consciência tranquila, não tem preço. Se você não quer mais ser assim, procure uma Igreja próxima de você, vá até o Altar de Deus, feche os olhos e faça a sua oração para Deus. É esse passo que Deus espera que você dê. Abra o seu coração para o Senhor, diga a Ele que você quer ser humilde e não quer mais agredir ninguém com palavras duras. Ainda há chance para a sua salvação. Aproveite a oportunidade, se você está lendo essa mensagem e foi tocado pela palavra, procure se consertar com o Senhor enquanto é tempo.   

   Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.Tiago 4:6. Todos tem a chance de mudar. Seja na Palavra de Deus, seja alguém falando conosco, Deus sempre envia anjos para nos ajudar quando estamos perdidos. Somos falhos sim, e reconhecendo isso diante de Deus, Ele vem na nossa direçãoCaráter. Deixe Deus ajudar você.

   Fique firme com Deus.

Fonte: Folha Universal.
Leia também: Você é arrogante? Faça o teste. Quando o desprezo vira crime. E fama e desprezo.

Nenhum comentário: