quinta-feira, 21 de maio de 2015

Como superar o medo do casamento.

Saiba o que leva as pessoas a ter o famoso "pavor nupcial" e aprenda a superá-lo


Com as taxas de divórcio altíssimas, com a visão individualista cada vez maior entre as pessoas e também com a atitude de casais de morar juntos sem oficializar uma união, casar-se tem sido algo intimidante para muitos. Por isso, saber o que realmente significa o casamento e suas vantagens, fica melhor para definir expectativas e superar a fobia matrimonial.
O dia do casamento é algo espetacular. Preparativos, cerimônia, presença de amigos e testemunhas – enfim, uma data para ser sempre lembrada e festejada. Mas como celebrar o dia a dia que muitas vezes é cercado de imperfeições, barreiras, omissões e renúncias? “Ser casado envolve, muitas vezes, abrir mão de nossos próprios interesses em detrimento dos interesses alheios. E essse é um dos motivos que podem causar em algumas pessoas receio ou até pavor de casamento”, explica Alessandra Souza de Amorim, psicóloga com MBA em gestão estratégica de pessoas.
Medo. Essa palavra caracteriza o sentimento de muitas pessoas quando o assunto é matrimônio. Seja a pessoa que cresceu vendo o relacionamento fracassado dos pais, o jovem que pensa que precisa ter muito dinheiro para se unir com alguém ou então que deve “aproveitar” a vida antes. Pensamentos como esses caracterizam uma visão negativa do casamento e, por conta dessas ideias, muitas pessoas se frustram na vida amorosa.
“Em geral, sabemos que os medos de hoje são reflexos de experiências passadas (muitas vezes frustrantes) e que inevitavelmente terão impactos na forma de pensar e agir de qualquer pessoa”, explica a psicóloga.
Quando os exemplos traumatizam
Desde criança, Dioclecina Martins de Sousa, de 28 anos, cabeleireira e maquiadora, observava que seus avós e pais tinham casamentos cheios de intrigas e desavenças. “Pensava comigo ‘para que vou me casar se é para ser assim? ’”, lembra.
Ela cresceu com a ideia de que casamento era algo ruim. “Tudo piorou quando vi o casamento das minhas irmãs. Era um fracasso. Com isso, eu não conseguia nem ao menos dar uma chance a alguém, muito menos namorar. Desconfiava de todos os homens que se aproximavam”, diz.
Este bloqueio que Dioclecina criou a impedia de ser feliz. “Me tornei extremamente exigente com os homens, mas ao mesmo tempo era infeliz e solitária em meu interior. O ápice foi quando um rapaz me disse que eu não tinha nascido para casar, mas para ficar sozinha. Essa frase acabou comigo”, conta.
Vendo aquilo, os pais dela, que tinham buscado ajuda para o casamento deles na Universal, convidaram a filha para participar das reuniões e do grupo jovem da igreja. “Na época, eu estava com 18 anos. Aceitei ir porque estava realmente mal e achava que nunca seria feliz no amor. Frequentando as palestras descobri como me livrar do medo e entendi que cada um constrói sua vida amorosa”, afirma.
Ela aprendeu a se amar e a se conhecer primeiro para depois encontrar alguém. Há um ano ela se casou e hoje sabe que o futuro do relacionamento dela depende da dedicação de ambos. “Hoje eu sei o que é ser amada e respeitada. Temos cinco anos ao todo de convivência e entendo que o casamento é maravilhoso para aqueles que entendem seu real significado e se entregam a ele verdadeiramente”, conclui.
Ideias erradas sobre o casamento
Cristiane e Renato Cardoso são autores do livro Casamento Blindado, que ajuda casais e solteiros a se preparar para ter relações saudáveis. Eles contaram que, recentemente, concederam entrevista nos Estados Unidos sobre o livro. Na ocasião, o apresentador do programa perguntou se, depois de tanto tempo casados, não enjoaram um do outro. Essa é também uma ideia errada sobre o casamento. A de que com o passar do tempo um vai cansar do outro. Renato não concorda com isso e explica o por quê “Nós sempre ficamos chocados com essa pergunta porque nós estamos melhor agora do que jamais estivemos antes. Quanto mais você conhece, mais junto vai ficando. Existem coisas que um casamento proporciona que uma pessoa solteira jamais sonhou.”
Há ainda quem pense que se unir a outra pessoa fará com que planos e sonhos individuais sejam esquecidos. O palestrante também refuta essa ideia e acrescenta que em dois as conquistas são melhores. “O casamento não é empecilho para os objetivos, desde que você se case com alguém que queira te fazer feliz. É um time, você tem um parceiro ao seu lado, não está sozinha nesses objetivos”, afirma.
Será que não está na hora de fazer uma avaliação e eliminar todo receio que tem feito mal à sua vida amorosa? “Quem alimenta esse medo, pode não dar falta hoje de uma pessoa adequada ao seu lado, mas um dia essa falta vai bater e a pessoa poderá se arrepender. O tempo pode ser um inimigo de quem pensa que não vale a pena casar”, conclui Renato.

Nenhum comentário: