quinta-feira, 14 de abril de 2016

Bolsa de homem.

Sim, meu caro, isso existe. E não é questão de modismo, mas de praticidade no dia a dia.


Sempre que o assunto é bolsa, logo vem à mente que isso é coisa de mulher, certo? Não, senhor. Vai me dizer que você nunca precisou carregar documentos importantes, laptop, tablet, agenda, óculos escuros ou de leitura, fones de ouvido e até mais? Claro, eu sei que nós gostamos mesmo é de roupas com bolsos bastante úteis, mas nem sempre é possível vestir algo assim. Então, uma bolsa – ou mochila – em que tudo esteja facilmente à mão é bastante útil, sim. Mas deve ser bem escolhida, para não que passe um ar desleixado. A escolha pode mostrar que o cara é disciplinado e com objetivos sérios na vida.
As boas e velhas pastas executivas (como as valises ou as famosas “007”) são ótimas, mas há quem queira peças mais práticas ou menos sisudas – o que não quer dizer que precisam ser espalhafatosas. Hoje em dia é muito comum o uso das chamadas bolsas “carteiro”, com alças que permitem usá-las a tiracolo.
Ao contrário das pastas, que precisam ser apoiadas em algum lugar para que sejam abertas, as carteiro podem ser manuseadas ainda penduradas no ombro e até enquanto andamos. Elas também podem ir do ar mais sério, executivo mesmo, ao mais despojado e jovem. Pergunte a um cara que vai direto do trabalho para a faculdade, por exemplo, se ela não é uma mão na roda.
Nada impede que a bolsa seja bonita, embora, neste caso, isso não seja prioridade máxima. Ela deve ser resistente, durável, proteger bem o conteúdo, ser de fácil limpeza – e ajuda muito se também for impermeável, modelo facilmente encontrado no mercado.
As de couro saem na frente em quase todos esses quesitos. Clássicas, podem ser usadas em várias ocasiões. As pretas e marrons nesse material permitem muitas combinações com roupas e situações. As de lona também estão disponíveis tanto em versões clássicas como nas mais descoladas, o que vai depender da idade e do tipo de compromisso de quem for usá-las. Atualmente, há materiais sintéticos que não fazem feio, são laváveis e leves.
Na verdade, se a bolsa será do modelo carteiro ou uma mochila, dependerá apenas do homem que for carregá-la. A primeira é ideal para quem leva poucos papéis e usa tablet, podendo ser estreitas, horizontais ou verticais. As mais largas caem bem para quem leva mais papelada, notebook e outros acessórios eletrônicos, como fontes, câmeras de pequeno porte e por aí afora. Você leva mais objetos e mais peso? Prefira uma mochila – que também pode ser mais séria ou mais esportiva.
Ah, voltemos à questão dos laptops. Há muitas opções de bolsas e mochilas que têm até compartimentos almofadados e impermeáveis que os protegem. Mas tome cuidado na hora de comprá-las. Algumas “dão muito na cara” de que há ali um aparelho eletrônico caro, como se estivesse escrito o aviso “roube-me, por favor” – certas variedades têm até a marca dos computadores estampada. E nós sabemos que a realidade nas ruas e outros lugares públicos merece atenção redobrada. Portanto, prefira aquelas que podem ter a tal proteção interna, mas com visual mais discreto em relação ao seu conteúdo.
Bolsas muito grandes ou de corte extravagante têm mais cara de femininas. Andaram inventando uma moda aí de que um sujeito pode usar aquelas bolsonas que mais parecem malotes ou que o portador vai passar pela feira no caminho de casa. Bem, proibido não é, mas ainda há quem defenda que homem deve mesmo ter aparência de homem. Com todo o respeito.
Menos é mais
Se ainda não fez isso, é hora de dar aquela geral no guarda-roupa. Doe ou venda o que não serve ou não usa mais, organize o que ficou e invista em peças básicas que vão bem em qualquer época, sem depender da moda. Um armário arrumado facilita muito na hora de escolher o que usar – pois ser homem é ser prático, ok?
Cavalheirismo no vestir 
A boa escolha e o bom uso de roupas e acessórios são importantes cartões de visita para um homem – e sem apego a modismos. Mas isso é só um dos fatores que formam um cavalheiro de verdade. Veja quais os outros aqui.  
Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e  deseja mudar as suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto IntelliMen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo, clique aqui.

Nenhum comentário: