domingo, 10 de abril de 2016

Proativos dentro e fora de casa.

Participar da rotina da família contribui para o amadurecimento dos jovens. Entenda por que tarefas como organizar o quarto e lavar a louça geram resultados positivos nos estudos e na carreira.


Os jovens brasileiros estão mais preocupados com o futuro. Uma pesquisa realizada em janeiro pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) com pessoas de 15 a 26 anos mostrou que 38,16% delas fazem algum tipo de aplicação para ter segurança no futuro. Em 2014, o mesmo levantamento mostrou que a opinião dos jovens era outra e poucos se preocupavam com o amanhã. 
O comportamento dessa geração não mudou apenas em relação aos recursos financeiros. Assumir novas responsabilidades, fazer cursos preparatórios e envolver-se em projetos sociais são atividades que refletem o interesse desses brasileiros em planejar a própria vida. Muitos jovens também estão mais atentos ao seu papel dentro da família. Esse é o caso do universitário Vagner Batista, de 20 anos, (foto abaixo) que vive em Guarulhos (SP).
Além de trabalhar e fazer faculdade de publicidade e propaganda, ele arruma a própria cama, limpa o quarto e colabora na organização da casa. Desde os 15 anos, Vagner também lava e passa a própria roupa. “Desde criança, aprendi com a minha mãe a cuidar das minhas coisas e sempre fui muito participativo. Comecei com tarefas pequenas e fui percebendo o quanto isso era bom para a minha independência”, explica.
Vagner garante que as atividades desempenhadas em casa o ajudaram a organizar melhor o tempo e a se destacar no mercado de trabalho. “Comecei a trabalhar aos 16 anos, como jovem aprendiz. Sei lidar bem com atividades designadas, consigo cumprir prazos e não espero receber ordens, sou proativo. Na faculdade, organizo grupos, tomo atitude, gosto de ter responsabilidades”, exemplifica.
Amadurecer
A participação mais ativa do jovem dentro de casa é um preparo importante no processo de amadurecimento. Quem explica é Janaína Depiné, mestre em Educação e consultora de etiqueta e comportamento. “A transição para a vida adulta exige assumir responsabilidades e isso envolve participar das tarefas da casa, do lazer em família, da resolução de problemas. Também é importante que os filhos entendam o valor do dinheiro”, ensina.
Janaína sugere que a distribuição de responsabilidades seja feita de acordo com a idade. Obrigações como alimentar o cachorro da família ou ajudar a fazer compras estimulam o senso de responsabilidade e coletividade. Ela acrescenta que é importante ouvir a opinião de todos os membros da família na divisão de tarefas.
Além de diminuir a carga de atividades para os pais e ajudar na economia doméstica, a participação dos jovens em casa gera outros benefícios. “Dividir responsabilidades aproxima pais e filhos. O jovem também mostra que cresceu e ganha mais espaço para expor suas opiniões”, afirma a especialista, que atua em Belo Horizonte (MG).
O psicólogo e professor universitário Breno Rosostolato, de São Paulo (SP),  lembra que a formação do jovem começa na infância. “Se os pais não orientam a criança de forma adequada, ela vai crescer com uma ideia de vida um pouco distorcida. É importante mostrar para a criança o valor da participação em casa. Se não existe esse hábito, ela pode abster-se das responsabilidades quando crescer”, alerta.
Breno diz que é possível estimular a responsabilidade de adolescentes e jovens por meio do diálogo. “Os pais precisam ter uma conversa mais ampla, aberta. É importante resgatar algumas regras dentro de casa. O mundo é feito de regras. Se o filho cresce desregrado, ele pode ter dificuldades no futuro.”
A jovem Aline Souza, de 18 anos, (foto ao lado) limpa a casa, faz almoço e ajuda a cuidar da irmã caçula, de 1 ano. Ela também trabalha, participa de um grupo de jovens e é voluntária em um projeto social em Guaxupé (MG). “Acho que tenho mais maturidade. É importante aprender e passar por essa experiência desde cedo.” Aline acredita que as atividades que desempenha influenciam em sua postura profissional. “Sei lidar com diferentes situações e tenho mais responsabilidade”, explica.
Em Fortaleza (CE), o estudante Douglas Costa, de 18 anos, (foto abaixo) já se acostumou a dividir as tarefas de casa com o pai, as três irmãs e o cunhado. Há seis meses, a família se reuniu para reorganizar a rotina do lar. “Nós percebemos a necessidade de fazer isso porque, como trabalhamos e estudamos, passamos o dia ocupados. A casa sempre estava bagunçada, tinha um monte de coisas para fazer e todos estavam cansados.”
Douglas é responsável por lavar o banheiro e recolher o lixo. Cada um lava a própria louça para não acumular. “Antes, nós reclamávamos que não tínhamos tempo, mas percebemos que na verdade não sabíamos usá-lo corretamente. Hoje as coisas estão limpas, organizadas e ainda consigo ter mais tempo para os estudos”, conclui.
Quer aprender mais sobre a relação entre pais e filhos? Participe da Transformação Total de Pais e Filhos, que acontece todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão.

Nenhum comentário: