domingo, 29 de maio de 2016

Como ser um bom ouvinte e dar um bom conselho?

Entenda qual conduta você deve ter para ajudar um amigo.


Você já deve ter ouvido falar que há várias diferenças entre homens e mulheres. Há, inclusive, inúmeras pesquisas abordando o assunto. Para alguns especialistas, as diferenças são explicadas geneticamente, para outros, existem diversos fatores envolvidos, principalmente os comportamentais. Enquanto o homem é, em geral, mais frio, a mulher é mais emotiva.
As diferenças entre homem e mulher refletem na vida a dois e se tornam muito mais visíveis e acentuadas, inclusive, quando há alguma crise com o casal. Enquanto a mulher, geralmente, é a primeira a buscar ajuda, o homem parece ignorar o problema totalmente. O resultado é óbvio: briga. E, ainda assim, o homem não quer levar o assunto adiante. Diz logo que não tem tempo para pequenas discussões.
No ponto
Agora, chegamos exatamente ao ponto. O homem é mais fechado e, muitas vezes, não consegue ir adiante, pois é muito orgulhoso para pedir ajuda. Mas, se estiver realmente com um problema, vai pedir auxílio. Pode não ser um pedido de socorro muito claro, mas, na maioria das vezes, o homem chama aquele amigo mais próximo para conversar. É fato. Perceba a importância e a responsabilidade que esse amigo tem. Afinal, além de ouvir um camarada que está com algum tipo de problema conjugal, esse amigo terá que dar bons conselhos.
O que fazer para ajudar?
Tente imaginar-se no lugar da outra pessoa. Se você já esteve em uma situação semelhante, pense sobre o que você aprendeu. Imagine que você está dando a si mesmo um conselho para as circunstâncias únicas que a outra pessoa está enfrentando. Pense também nos efeitos do seu conselho a curto e longo prazos. É bom considerar os prós e os contras. Muitas decisões são geralmente importantes por causa de seus efeitos futuros.
Se você não se sente qualificado para dar conselhos sobre algo, seja honesto. Seu objetivo não deve ser o de guiar cegamente a pessoa, mas sim de ajudá-la a tomar uma boa decisão, portanto, não dê conselhos que você mesmo não seguiria. Outro detalhe importante é ouvir com atenção quem está pedindo conselhos. Procure conhecer o máximo possível o que está acontecendo. Se tiver dúvidas, pergunte. Ser um ouvinte ativo vai ajudá-lo a dar um bom conselho e também vai aumentar as chances de que a pessoa siga o que você diz.
Você precisa compreender também que dar conselhos, muitas vezes, envolve a resolução de situações e sentimentos conflitantes e diversos assuntos que exigem sensibilidade e consideração. Por isso, tenha cuidado sobre o que irá dizer. Procure escolher as palavras certas para aconselhar. Às vezes, não há uma resposta curta e certeira para um problema. Neste caso, tente ajudar a pessoa a refletir sobre todas as alternativas para que ela chegue a uma conclusão junto com você ou por conta própria. Assim, você estará agindo com responsabilidade e, com certeza, conseguirá ajudar o seu amigo.
OFEREÇA AJUDA A UM HOMEM QUE PRECISE 
Por causa do orgulho masculino, muitos homens não pedem socorro. Sempre que perceber um amigo em dificuldades, procure ajudar. Veja outros desafios clicando aqui
Mente sã em corpo são
Correr é uma ótima maneira de manter-se equilibrado. O aplicativo Buddy Runner, disponível para Android, monitora a corrida e dados como distância, tempo e ritmo, salvando as informações para o usuário acompanhar o seu progresso.  Além de ser gratuito, o App também estima as calorias queimadas durante a corrida e você pode compartilhar os resultados no Facebook e Twitter.
Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e  deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo clique aqui

Nenhum comentário: